Aliviar os Efeitos Colaterais da Vacina contra o COVID-19

A vacinação contra o COVID-19 ajuda a proteger as pessoas contra o COVID-19. Algumas pessoas têm efeitos colaterais da vacina contra o Covid, que são sinais normais de que seu corpo está construindo proteção. Esses efeitos colaterais podem afetar sua capacidade de realizar atividades diárias, mas devem desaparecer em alguns dias. Algumas pessoas não têm efeitos colaterais e as reações alérgicas são raras.

Os efeitos adversos que podem causar um problema de saúde a longo prazo são extremamente incomuns após qualquer vacinação, incluindo a vacinação COVID-19. Se ocorrerem efeitos adversos, geralmente acontecem dentro de seis semanas após o recebimento da dose da vacina.

Por esse motivo, durante os ensaios clínicos, a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA coletou dados sobre cada uma das vacinas COVID-19 autorizadas por um período mínimo de dois meses (oito semanas) após a dose final. CDC, FDA e outras agências federais continuam monitorando a segurança das vacinas COVID-19 mesmo agora que as vacinas estão em uso.

Efeitos colaterais da vacina contra o Covid

Aliviar os Efeitos Colaterais da Vacina contra o COVID-19!
vacina covid

No braço onde você tomou a dose:

  • Dor
  • Vermelhidão
  • Inchaço

Em todo o resto do seu corpo:

  • Cansaço
  • Dor de cabeça
  • Dor muscular
  • Arrepios
  • Febre
  • Náusea

Reações alérgicas graves após a vacinação COVID-19 são raras. Qualquer pessoa que tenha tido uma reação alérgica grave após receber uma vacina de mRNA COVID-19 (Pfizer-BioNTech ou Moderna) não deve receber outra dose de nenhuma das vacinas de mRNA COVID-19. Qualquer pessoa que tenha tido uma reação alérgica grave após receber a vacina da Johnson & Johnson Janssen (J&J/Janssen) COVID-19 não deve receber outra dose dessa vacina.

Leia também: Entenda Tudo sobre a hepatite

Dicas úteis para aliviar os efeitos colaterais

Converse com um médico sobre tomar medicamentos de venda livre, como ibuprofeno, acetaminofeno, aspirina (apenas para pessoas com 18 anos ou mais) ou anti-histamínicos para qualquer dor e desconforto após a vacinação .

As pessoas podem tomar esses medicamentos para aliviar os efeitos colaterais após a vacinação se não tiverem outros motivos médicos que os impeçam de tomar esses medicamentos normalmente. Peça conselhos ao médico do seu filho sobre como usar um analgésico sem aspirina e outras medidas que você pode tomar em casa para confortar seu filho após a vacinação.

Não é recomendado  tomar esses medicamentos antes da vacinação com o objetivo de tentar prevenir efeitos colaterais.

Leia também: Síndrome Pós COVID-19: Oque é e quais os Sintomas?

Para reduzir a dor e o desconforto onde a injeção é aplicada

  • Aplique um pano limpo, fresco e úmido sobre a área.
  • Use ou exercite seu braço.

Para reduzir o desconforto da febre

  • Beber grande quantidade de líquidos.
  • Vista-se levemente.

Após uma segunda dose ou uma dose de reforço


Os efeitos colaterais após a segunda injeção podem ser mais intensos do que os experimentados após a primeira injeção. Esses efeitos colaterais são sinais normais de que o corpo está construindo proteção e devem desaparecer em alguns dias.

Até agora, as reações relatadas após receber uma injeção de reforço são semelhantes àquelas após as injeções primárias de duas doses ou dose única. Febre, dor de cabeça, fadiga e dor no local da injeção foram os efeitos colaterais mais comumente relatados e, em geral, a maioria dos efeitos colaterais foi leve a moderado. No entanto, como com as injeções primárias de duas doses ou dose única, efeitos colaterais graves são raros, mas podem ocorrer.

Leia também: Autoteste COVID-19: A Saúde ao alcance da sua Casa!

Quando chamar o médico


Os efeitos colaterais podem afetar você ou a capacidade de seu filho de realizar atividades diárias, mas devem desaparecer em alguns dias.

Na maioria dos casos, o desconforto da dor ou febre é um sinal normal de que o corpo está construindo proteção. Entre em contato com um médico ou profissional de saúde:

  • Se a vermelhidão ou sensibilidade no local da injeção piorar após 24 horas
  • Se os efeitos colaterais são preocupantes ou parecem não desaparecer após alguns dias

Se você ou seu filho tomarem uma vacina COVID-19 e acharem que você ou eles podem estar tendo uma reação alérgica grave depois de deixar o local de vacinação, procure atendimento médico imediatamente.

Se você não tem efeitos colaterais


As reações após receber uma vacina COVID-19 podem variar de pessoa para pessoa. A maioria das pessoas em ensaios clínicos experimentou apenas efeitos colaterais leves, e alguns deles não tiveram nenhum efeito colateral. Essas pessoas ainda tinham uma forte resposta imune  à vacina. A vacinação protege você da infecção grave por COVID-19, independentemente de você ter ou não efeitos colaterais após a vacinação.

Gostou do nosso artigo? Não esqueça de acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais informações sobre Covid.

Postagens recentes

#Curta nossa Fan Page