Quem pode vender plano de saúde? Descubra como começar!

O mercado de plano de saúde tem potencial alto de vendas. Por esse motivo, muitos profissionais têm investido nessa carreira para aumentar seus ganhos e ganhar reconhecimento no mercado. Mas, para começar é preciso descobrir quem  pode vender plano de saúde, atribuições e muito mais.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com informações úteis para quem vai começar na carreira como vendedor de plano de saúde. Também encontra dicas de vendas para aumentar o faturamento em curto prazo. Confira!

 

Quem pode vender plano de saúde?

A carreira de corretor de plano de saúde é popular em todo o Brasil e oferece uma boa renda para os profissionais. Segundo a legislação, qualquer pessoa física ou jurídica pode ser corretor de plano de saúde. 

Para tanto, é preciso estar vinculado a uma ou várias operadoras de planos de saúde. Isso pode ser feito de maneira simples, algumas empresas permitem o cadastro inicial através de sites e formulários online. 

Vale ressaltar que, hoje em dia, não é obrigatório fazer o exame de habilitação na SUSEP. Essa medida desburocratiza o processo de quem pode vender plano de saúde. 

O que o corretor de plano de saúde faz?

As atribuições de quem pode vender plano de saúde variam desde a prospecção até a venda do plano de saúde. Por esse motivo, o dia a dia de um corretor costuma ser bastante agitado. 

Durante o dia, o profissional faz ligações para os clientes, ou até mesmo, se desloca para fazer reuniões presenciais com eles. Os corretores mais modernos ainda gerenciam redes sociais e seus sites, para prospectar novos clientes e aumentar suas chances de vendas. 

Como corretor, o profissional está legalmente autorizado a intermediar contratos entre os clientes e a operadora. Por esse motivo, ele deve atuar com ética e responsabilidade, pois está representando a seguradora no mercado de planos de saúde. 

O corretor também exerce o importante papel de orientar e esclarecer dúvidas dos clientes sobre as coberturas do plano. Os melhores profissionais também prestam um atendimento de pós-venda, sobretudo quando eles precisam contatar a operadora do plano. 

Como escolher o melhor plano de saúde para trabalhar?

As oportunidades para vender planos de saúde são grandes e vantajosas. Operadoras como Unimed, Amil, Hapvida e Bradesco Saúde permitem que você trabalhe com elas. Para tanto, basta preencher o cadastro online e aguardar o contato das empresas. 

Mas, com tantas opções no mercado é comum ficar em dúvida sobre qual é a melhor operadora para trabalhar. Para tomar a melhor decisão, é importante avaliar a reputação da operadora e as vantagens que ela oferece, veja abaixo algumas dicas: 

  • Veja a reputação da operadora: acesse sites como o Reclame Aqui e confira se a operadora é bem avaliada pelos clientes, assim como os principais problemas que os clientes enfrentam;
  • Informe-se sobre a comissão: entre em contato com a operadora e informe-se sobre a comissão oferecida por ela e condições de pagamento;
  • Verifique a variedade de planos: para aumentar suas chances de venda, veja quais são os planos oferecidos pela corretora. Quanto mais amplo for o portfólio, maiores podem ser suas chances de fechar boas vendas.

Como vender plano de saúde sem sair de casa

Vender plano de saúde sem sair de casa é uma vantagem que o corretor pode ter. As vantagens desse tipo de estratégia são inúmeros e incluem a redução dos gastos, já que você não precisa gastar dinheiro com deslocamento ou manutenção de escritório. 

Para começar a vender pela internet é muito simples, você deve se cadastrar em plataformas de leads de planos de saúde como a LeadMark. Nela, é possível comprar indicações de clientes interessados em contratar o plano que você vende, por um preço econômico. 

Após finalizar a compra da lead, o próximo passo é entrar em contato com o cliente por telefone, whatsapp ou e-mail. Simples, não é? Para saber mais sobre como comprar leads de plano de saúde clique aqui e conheça nossa plataforma. 

Outra dica bacana de como vender plano de saúde sem sair de casa é através das redes sociais. Divulgue seus serviços como corretor de plano de saúde nas mídias e perceba o aumento das suas vendas em pouco tempo. 

Veja aqui como aumentar suas vendas com a LeadMark.

Como aumentar as vendas de planos de saúde

Agora que você sabe quem pode vender  plano de saúde e as principais funções, o próximo passo é aprender como vender planos. Selecionamos para você algumas dicas essenciais para iniciantes no mercado. 

Seja confiante

Transmitir confiança e segurança na hora de apresentar o plano de saúde faz toda a diferença para o cliente. Para desenvolver essa habilidade, você deve conhecer a fundo as coberturas e vantagens do plano de saúde que está vendendo. 

Também é importante ter em mente que o plano de saúde vai melhorar a saúde e qualidade de vida dos segurados. Com base nisso, você se sentirá mais confiante para apresentar o plano e convencer os clientes. 

Estude bem o plano que está vendendo

Para ter sucesso nas vendas é indispensável conhecer todos os detalhes do plano de saúde. Algumas operadoras, oferecem treinamentos e materiais para sua equipe de corretores. 

Com base nesse conhecimento, fica mais fácil destacar os benefícios que o plano oferece. Assim como, vai conseguir esclarecer as possíveis dúvidas que os clientes na hora de vender o plano de saúde. 

Uma dica bacana é acompanhar blogs e participar de treinamentos em vendas e outros eventos do setor.

Trace o perfil dos seus clientes

Essa dica faz toda a diferença no dia a dia de quem pode vender plano de saúde. Isso porque quando você estuda o perfil do seu cliente, identifica as necessidades e problemas que ele pretende solucionar com a compra do plano de saúde. 

Assim, antes de começar a vender reflita sobre como é o perfil do cliente que costuma contratar o plano. Depois disso, veja opções de planos que solucionam os problemas deles e os deixam satisfeitos. 

Givanildo Albuquerque

Trabalhei 20 anos com relações trabalhista em empresas de diversos segmentos. Sempre busquei um caminho mais eficiente para fazer as coisas através de processos e do uso da tecnológia. Vender sempre esteve no meu DNA e hoje através da empresa LeadMark, a qual sou sócio, consegui unir algumas das minhas paixões: Empreendedorismo, Tecnológia, Marketing Digital e Vendas.

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