É comum que, quem atua com vendas — seja ela de produtos ou serviços — tenha que lidar com aqueles clientes que não pagam, ou atrasam o pagamento das suas dívidas, não é mesmo?
Além de ser chato ter que ficar cobrando constantemente seus clientes, lembrando-os do vencimento de determinada compra, dependendo da prática, isso também pode se tornar abusivo.
Porém, isso pode ser resolvido com a cobrança recorrente. Mas afinal, o que quer dizer este termo e como ele pode ajudar você e seu negócio? Neste artigo, vamos contar tudo para você e ensiná-lo como tornar a cobrança recorrente a sua aliada de vendas. Vamos lá?
O que é a cobrança recorrente?
A “cobrança recorrente”, também conhecido como cobrança recorrente, permite que um comerciante debite bens ou serviços do cartão de crédito de um cliente em um cronograma recorrente pré-estabelecido. A cobrança recorrente requer a obtenção de um consentimento único do titular do cartão para cobrar o cartão de crédito registrado de forma contínua até que o titular do cartão retire a permissão.
Que tipos de empresas usam cobrança recorrente?
Uma grande variedade de empresas configura faturas recorrentes para economizar tempo e receber pagamentos mais rapidamente. Floristas que entregam arranjos semanais, passeadores de cães, academias e estúdios de ioga, serviços de limpeza e serviços de assinatura, como caixas de produtos e clubes de cerveja do mês, usam cobrança recorrente.
Empresas com preços mais altos, como planejadores de casamentos, reparos domésticos e advogados, também configuram cobrança recorrente como uma maneira conveniente de dividir os custos em vários pagamentos para seus clientes.
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Benefícios de configurar cobrança recorrente
Se você cobra regularmente dos clientes em um cronograma definido, a cobrança recorrente economiza muito tempo. Pare de criar faturas idênticas semana após semana ou mês após mês. Em vez disso, simplifique sua contabilidade com faturas recorrentes. Em apenas alguns momentos, você pode configurar cobrança recorrente que você agenda para sair quando for mais conveniente para você e seus clientes.
E se a transação do meu cliente for recusada?
Quando um comerciante configura uma nova série de cobrança recorrente, ele pode permitir que o comprador salve o cartão de crédito no arquivo. O comprador vê a primeira fatura dessa série recorrente com uma caixa de seleção para salvar seus detalhes de pagamento. Assim como todas as outras faturas, seu comprador recebe algumas tentativas de inserir as informações de pagamento corretas (número do cartão, data de validade etc.).
Se o cartão falhar após essas tentativas, o comerciante e o comprador serão notificados por e-mail de que essa transação específica falhou. A série recorrente permanece intacta e continuará a enviar as próximas instâncias dessa série, mas o comerciante terá que reenviar uma única fatura se quiser tentar novamente o pagamento da instância da fatura que falhou.
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E se o cartão do meu cliente estiver desatualizado?
Quando um comerciante tem uma série recorrente que inclui um pagamento de CoF salvo, o cartão de crédito registrado pode (em algum ponto da programação da série) ter passado da data de vencimento ou falhar por outro motivo.
Nesse caso, dependendo da plataforma que você utilizar, permite que envie automaticamente uma fatura onde o comprador pode inserir novas informações do cartão. Tanto o comerciante quanto o comprador são notificados de que o cartão registrado não foi cobrado.
E o comprador ainda pode pagar a fatura normal através da página de pagamento de fatura normal (onde também terá a opção de salvar um novo cartão em arquivo). Caso um cartão novo/diferente seja salvo no arquivo, o comerciante receberá um e-mail informando que a fatura foi paga com um CoF atualizado.
Como eu posso configurar a cobrança recorrente?
Para isso, será necessário que encontre a melhor plataforma que seja acessível ao seu negócio e configure passo a passo de acordo com que aparece na tela. Preencha todo o formulário com os dados da sua empresa e do seu cliente. Assim, ele será informado da cobrança mensalmente sem que você precise estar notificando-o.
Conclusão
Agora que você sabe para que serve a cobrança recorrente e todos os benefícios que ela pode proporcionar para sua empresa, está na hora de começar a procurar a melhor plataforma deste serviço!
Essa ferramenta permitirá que você receba o pagamento correto da venda do seu produto/serviço sem que precise todo mês cobrar o cliente. Caso necessário, apenas envie uma notificação de lembrete para ele, informando que, se ele estiver com dúvida, você estará à disposição. Mas, vale ressaltar ao seu cliente que, essa cobrança será feita de forma automática em seu cartão de crédito. Assim, garantirá a segurança de receber o valor total.
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