A câmara hiperbárica é um tratamento baseado na inalação de grandes quantidades de oxigênio em um local com pressão de ar acima do normal. Quando isso acontece, o corpo absorve mais oxigênio pelos pulmões e a circulação sanguínea aumenta, o que pode estimular o crescimento de células saudáveis e combater o crescimento bacteriano.
Há dois tipos de câmara hiperbárica, uma para uso de apenas uma pessoa e outra para uso de várias pessoas ao mesmo tempo. Essas câmaras podem ser encontradas em clínicas particulares e, em alguns hospitais públicos que apresentam determinadas situações, como no atendimento ao pé diabético.
É importante saber que esse tipo de procedimento ainda não possui evidências científicas ou pesquisas suficientes que comprovem que é uma cura para doenças como diabetes, câncer ou autismo, mas alguns médicos podem recomendar esse tipo de tratamento, caso outros tratamentos não apresentem resultados sólidos.
Cuide do seu bem mais precioso. Faça uma avaliação médica e tenha a qualidade de vida que merece!
Utilidade
Os tecidos do corpo precisam de oxigênio para funcionar adequadamente e, quando alguns desses tecidos são danificados, é necessário mais oxigênio para repará-los. A câmara hiperbárica tem a função de fornecer mais oxigênio em situações em que o corpo precisa se recuperar de lesões, curar e combater infecções.
Podendo ser usada para:
- Úlceras que não cicatrizam, como pé diabético;
- Anemia grave;
- Embolia pulmonar;
- Queimaduras;
- Intoxicação por monóxido de carbono;
- Abscesso cerebral;
- Lesões por radiação;
- Doença descompressiva;
- Necrose.
O médico prescreve esse tipo de tratamento junto com outros medicamentos e, portanto, é importante não abandonar o tratamento habitual. Além disso, a duração do tratamento da câmara hiperbárica depende da extensão das lesões e da gravidade da doença, mas o médico pode recomendar até 30 sessões de tratamento.
Funcionamento
Qualquer médico pode prescrever tratamento com câmara hiperbárica e pode ser feito em um hospital ou clínica. Hospitais e clínicas podem ter vários dispositivos de câmara de pressão e o oxigênio pode ser administrado através de máscaras ou capacetes apropriados ou diretamente na câmara de ar.
Para fazer uma sessão de câmara de sobrepressão, a pessoa fica deitada ou sentada por 2 horas respirando profundamente, e o médico pode prescrever mais de uma sessão dependendo da doença a ser tratada.
Durante o tratamento, é possível sentir a pressão no ouvido dentro da câmara de pressão, como acontece dentro do avião, por isso é importante fazer um movimento de mastigação para melhorar essa sensação. Além disso, é importante informar ao médico se você tem claustrofobia, pois a duração do exercício pode causar fadiga e desconforto.
Contraindicação
A câmara hiperbárica não é recomendada para alguns casos, por exemplo, para pessoas que foram submetidas recentemente a uma cirurgia no ouvido e que estão com resfriado ou febre. Pessoas com outras doenças pulmonares, como asma e DPOC, também devem informar seu médico, pois correm maior risco de pneumotórax.
Também é importante informar seu médico sobre seus medicamentos atuais, pois eles podem afetar o tratamento da câmara hiperbárica. Por exemplo, o uso de medicamentos durante a quimioterapia pode causar complicações, por isso o uso de uma câmara de sobrepressão deve sempre ser avaliado por um médico.
Gostou do nosso artigo? Não esqueça de acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais informações sobre vendas