Você sabe o que são metas SMART?

Definir as metas de uma empresa nem sempre será fácil, pois exige observação, estudo e planejamento. Desta forma, você conseguirá manter uma boa equipe e melhorar as estratégias da sua empresa. Mas afinal, como as metas SMART podem ajudar?

As metas SMART são uma ótima estratégia, já que permite que os esforços da sua organização possam ser direcionados às ações certas.

Neste artigo, vamos explicar melhor sobre as metas SMART e a sua importância. Boa leitura!

O que são as metas SMART?

Você sabe o que são metas SMART?
Você sabe o que são metas SMART?

A estratégia de metas SMART é um modo eficaz de definir e implantar metas para a sua organização. Ou seja, elas conseguem te dar um norte sobre quais planos você deseja traçar para o seu negócio.

Também com este método, você encontra formas de relacionar prazos, mensurar resultados, envolvimento de equipes e muito mais. Isso porque tem impacto diretamente na performance de pessoas da sua empresa.

No mais está vinculada como um checklist e cada letra representa uma característica desse método. Veja a seguir quais são seus respectivos significados:

S: Específico (Specific)


Quando a meta é traçada, é fundamental que todos os colaboradores a entendam de forma clara e concisa. Desta forma, o trabalho aqui é de forma específica para que não haja problemas. 

No momento de definição de suas metas, você pode responder a perguntas como:

  • O que pretendo atingir para minha empresa?
  • Quem são os envolvidos?
  • Quais mecanismos são essenciais para que eu consiga atingir esse objetivo?

Respondendo a essas perguntas, você consegue dar o primeiro passo para a elaboração de metas da sua empresa.

M: Mensurável (Measurable)


Tudo que fazemos dentro de uma empresa deve ser mensurável, com a meta não seria diferente.

Neste caso, é importante que meça os resultados obtidos e faça o acompanhamento da sua meta estabelecida, visto que não faz sentido colocar o plano em prática e não saber até onde está indo.

As metas SMART tem bastante relação com os KPIs, cuja função é indicar o desempenho responsável na medição dos resultados da meta proposta.

Para esta etapa, você pode responder perguntas como:

  • O que espero do meu resultado?
  • Qual o tempo será gasto para alcançá-lo?

Respondendo a essas perguntas, daremos continuidade às próximas letras.

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A: Atingível (Attainable)


Se você tem um objetivo e não deseja saber se ele será atingido ou não, então tem algo aí. Quando se coloca uma meta, é necessário que se atinja e faça o possível para isso, embora nem sempre seja alcançável.

Qualquer objetivo é viável, mas não quer dizer que não seja desafiador. Por isso, ela precisa não só ser realizável, como também deve despertar o interesse e motivação em seus colaboradores para que executem suas tarefas com dedicação.

Ao ter uma meta bem definida, você consegue responder às seguintes perguntas:

  • Com base na minha realidade,é possível alcançar essa meta?
  • Os meus colaboradores estão dispostos e concordam com isso? Eles estão convictos de que essa meta possa ser atingida?

R: Relevante (Relevant)


Você não vai estabelecer qualquer meta, pois ela precisa ser relevante para o seu tipo de negócio. Neste sentido, ela precisa ser compatível com a realidade da sua empresa e dos seus colaboradores.

As metas devem estar totalmente determinadas para que os colaboradores se sintam motivados a conquistá-la. Para iniciar este passo, você pode responder:

  • Que impacto essa meta vai gerar?
  • Os colaboradores são a favor dela?
  • Essa meta está atingindo outra prioridade?

T: Temporal (Time based)


Quando colocamos uma meta em nossa vida pessoal ou profissional, ela precisa ser definida também com prazo. Trabalhar com prazo te coloca em posição de agir e que assim, se sinta confiante em conquistar.

Se não houver prazo, tanto você quanto sua equipe se sentirão desmotivados, postergando sempre quando é hora de começar. Assim, deixe claro o período em que esse objetivo deve ser executado, sendo em semanas, meses ou anos.

Agora que você entendeu sobre as metas SMART, vamos explicar no tópico abaixo quais são os benefícios de aplicá-las em seu negócio. 

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3 benefícios em aplicar as metas SMART 

Agora que você leu e entendeu sobre as metas SMART, vamos tratar aqui sobre 3 benefícios ao aplicar esse método na sua empresa. 

Produtividade em alta

Uma empresa se sobressai quando a produção começa aumentar. Por isso, um dos benefícios fundamentais ao utilizar o método de metas SMART está justamente atrelado aos seus colaboradores, uma vez que quando sabem a transparência dos alvos estabelecidos, tendem a trabalhar com maior dedicação e afinco. 

Foco se torna maior

Quando metas inteligentes são fixadas, a tendência é aumentar a produtividade, acertando diretamente as tarefas com eficácia. Assim, sua equipe consegue ter maior concentração em atividades que requerem relevância para o seu negócio.

Facilidade na aplicação de feedbacks

Com metas estabelecidas, o próprio líder consegue ser claro e conciso em seus feedbacks.Isso porque ele contará com dados completos direcionados ao seu time com a intenção do alcance do objetivo. 

Conclusão


As metas SMART são ideais para qualquer negócio e contribui para que o líder possa traçar seus objetivos de forma eficaz, focando especialmente no que é benéfico para a empresa

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