Conhecido como alforvas ou fenacho, o feno grego trata-se de uma planta medicinal pertencente da espécie Trigonella foenum-graecum. Esta planta possui diversas propriedades importantes, por esse motivo o feno grego é bastante utilizado na fabricação de remédios caseiro para cólicas menstruais, diabetes ou colesterol alto.
Na sua composição existem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antidiabéticas, essas propriedades se concentram em mais abundância na parte das sementes, de onde são extraídas as substâncias ativas para a fabricação dos remédios caseiros, Contudo, existem outras partes do feno grego que também possuem outras propriedades e funções, como as folhas frescas ou secas que podem ser utilizadas na culinária na forma de tempero no preparo de pães ou alimentos.
Por ser bastante usado medicinalmente, o feno grego pode ser encontrado em diversas lojas de produtos naturais ou feiras livres. As sementes desta planta podem ser usadas na forma em pó, cápsula ou chá. Para que seu uso seja feito de forma correta e eficaz é sempre recomendado o auxílio e orientação de um médico ou outro profissional de saúde que seja especializado em uso de plantas medicinais, como o Nutricionista Fitoterapeutico.
Para que serve o feno grego
Em diversos estudos feitos com o feno grego mostrou-se que esta planta, especialmente suas sementes, possuem diversas propriedades medicinais. Portanto, pode ser usado para:
Regulação dos níveis de açúcar no sangue
De acordo com alguns estudos, a fibra solúvel existente na semente do feno grego é rica em galactomanana, uma substância que tem capacidade de reduzir a absorção de açúcar da alimentação, auxiliando a controlar os níveis de açúcar no sangue.
Saiba como utilizar o feno grego em seu cardápio e de um toque a mais em sua alimentação.
Auxilia na perda de peso
O feno grego vai contribuir para o emagrecimento, pois possui bastante fibras em sua composição e porventura as fibras têm como principal função o aumento da saciedade. Outras substâncias, também, se fazem presentes na composição do feno grego, como flavonoides e o ácido caféico. Estas duas substâncias têm como principal ação a diminuição da absorção de gorduras e açúcar pelos intestinos.
Proteção contra doenças cardiovasculares
As sementes do feno gregos são ricas em fibras por isso ajudam a reduzir a absorção de gorduras da alimentação, ocorrendo, assim, a diminuição dos níveis de colesterol ruim e o controle da pressão arterial, baixando o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares como AVCs ou aterosclerose.
Além dessas principais funções, o feno grego desempenha outras funções como diminuição das cólicas menstruais, melhoramento do funcionamento do sistema digestivo, estimulação da produção de testosterona, combate a inflamações,melhora a qualidade da pele e auxilia no combate ao câncer.
Como usar
As folhas de feno grego podem ser usadas para temperar pratos ou preparar algumas receitas, são bastantes populares na culinária indiana, já as semententes são utilizadas para uso medicinal que podem ser usadas na forma de chás, compressa e cápsulas.
Efeitos colaterais
Alguns efeitos podem surgir caso a pessoa consuma durante um longo período ou em excesso, os principais são diarréia, produção excessiva de gases intestinais e cheiro forte na urina. Lembrando que na maioria das pessoas o uso das sementes de feno é seguro. Em algumas situações não se deve usar o feno grego, sendo contraindicados para mulheres grávidas, crianças ou por pessoas que estejam em tratamento de câncer como câncer de mama ou próstata.
Gostou do nosso artigo? Não esqueça de acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais informações sobre vendas