História da Unimed: A Unimed é uma das principais operadoras de planos de saúde do Brasil, destacando-se por sua estrutura cooperativa e presença nacional. Fundada em 1967, a Unimed cresceu rapidamente, tornando-se líder no mercado de saúde privado. Explore a história, estrutura e o impacto da Unimed nas próximas seções.
Sobre a Unimed
A Confederação Nacional das Cooperativas Médicas (Unimed) atua como operadora de planos de saúde e é um dos sistemas de cooperativas médicas mais conhecidos do Brasil. Sua fundação oficial foi em 28 de novembro de 1975, sendo, desde então, líder no mercado médico privado nacional, com 40% do mercado doméstico de planos de saúde. Presente em 83% do território brasileiro, a Unimed é considerada a maior cooperativa de saúde do mundo. Além disso, é a terceira cooperativa mais lucrativa do mundo, segundo a Aliança Cooperativa Internacional.
São 347 unidades no país, controladas por 113 mil médicos cooperados. A Unimed também conta com 34 cooperativas regionais, que conectam as subsidiárias à Unimed nacional. São mais de 18 milhões de beneficiários, no Brasil e no mundo, além de 2.611 hospitais credenciados e 114 hospitais próprios.
História da Unimed
Como citamos anteriormente, a Unimed deu seus primeiros passos em 1967, onde a primeira cooperativa Unimed, na cidade de Santos, foi aberta. A ideia da cooperativa foi apresentada após a mobilização dos dirigentes do sindicato de médicos em Santos. A iniciativa foi uma reação ao surgimento de empresas de saúde fundadas por diversas pessoas, médicos ou não, não vinculadas ao sindicato.
Após a abertura da primeira Unimed, em Santos, outras diversas unidades foram fundadas no Brasil. No início da década de 70, houve a fundação das primeiras unidades estaduais localizadas em Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Conheça o sistema Unimed
O Sistema Cooperativo Unimed é composto por mais de trezentas cooperativas e mais de cem mil médicos cooperados. O sistema inclui entidades associadas, como a Fundação Unimed, responsável pela Faculdade Unimed, e a Unimed Participações, que gerencia companhias de seguros de saúde e uma gestora de ativos.
O sistema funciona da seguinte forma: as cooperativas singulares se organizam em federações estaduais. Estas federations, por sua vez, formam confederações regionais que integram a Confederação Unimed do Brasil. O Sistema Cooperativo Unimed tem uma participação de 37% no mercado de planos de saúde do país.
A Central Nacional Unimed é responsável por atender exclusivamente empresas como a operadora nacional dos planos de saúde do Sistema Unimed.
Atenção Integral à Saúde
A Unimed tem como prioridade absoluta a gestão da saúde e do bem-estar dos seus beneficiários. Por isso, pensando em intensificar a medicina preventiva, a Unimed trouxe para as suas ações a Atenção Integral à Saúde. Além de desafogar o sistema básico de saúde, a companhia visa ajudar a conscientizar as pessoas a buscarem por estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis.
Para fazer acontecer, a cooperativa instituiu em 2011 o Comitê de Atenção Integral à Saúde (CAS). O Comitê segue os seguintes fundamentos:
- Primeiro contato: o paciente vai em busca do primeiro atendimento através do médico especialista em Atenção Primária. De 80% a 90% das pessoas que chegam até esse primeiro contato têm os seus problemas de saúde resolvidos sem que seja necessário acionar um especialista.
- Longitudinalidade: o paciente garante atendimento contínuo e de qualidade durante toda a vida.
- Integralidade: o paciente garante atenção especial, tanto na saúde quanto na doença.
- Coordenação: se o paciente necessitar passar por níveis secundários e terciários de atendimento, como, por exemplo, uma internação, o médico de Atenção Primária ainda coordena todo o processo junto à equipe médica. Caso o paciente seja encaminhado para um especialista, o médico de Atenção Primária é quem coordena todo o cuidado.
Com a iniciativa, já foi possível identificar uma grande melhora no acompanhamento da rotina de saúde dos beneficiários. Ao todo, foram mais de 200 mil pacientes participantes de programas de Atenção Primária à Saúde. O mesmo foi adotado em mais de 45 Unimeds nos últimos anos.