Com várias empresas vendendo os mesmos produtos e todas mantendo preços similares, o que você acha que faz uma vender mais que as outras? A resposta pode estar exatamente no SAC 4.0. Você já ouviu? Você sabe como tornar a experiência do cliente incrível?
É isso que vamos abordar neste post, trazendo um panorama desde os primeiros canais de atendimento. Você quer sucesso no seu negócio? Então fique com a gente!
Descubra o que é o SAC 4.0
Antes de chegarmos ao SAC 4.0, precisamos fazer uma viagem no tempo para explicar como os canais de comunicação evoluíram nas últimas décadas.
No início ainda não havia uma cultura de valorização do cliente, situação totalmente diferente nos dias de hoje devido à grande competitividade do mercado e maior exigência por parte dos compradores.
SAC 1.0
Foi o primeiro serviço de atendimento ao consumidor implementado sob o Código de Defesa do Consumidor. Era o momento em que os consumidores precisavam ligar para as empresas no chamado 0800. Foi criado no início dos anos 1990.
SAC 2.0
Após a era do telefone, novas tecnologias ajudaram no processo de atendimento. Este é o momento em que as empresas ampliam os canais, explorando e-mails e recursos da internet.
No entanto, a interação ainda era falha e havia pouco contato direto com o cliente.
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SAC 3.0
A interação começa a ser valorizada, principalmente com a chegada das redes sociais. Nessa fase, as corporações investem na obtenção de dados sobre os hábitos de consumo dos clientes.
O perfil é traçado e o atendimento passa a ser personalizado, visando a fidelização.
SAC 4.0
Por fim, chegamos à era do SAC 4.0, momento em que a experiência do consumidor é o foco principal. Assim, tudo é pensado para atender as necessidades do cliente, otimizando o tempo por meio de interações que solucionem as demandas.
Como o e-commerce expandiu consideravelmente, tudo deve estar focado em cumprir prazos, criar campanhas de marketing para atrair e fidelizar consumidores, sempre com diferenciais sintonizados no SAC 4.0, como veremos agora!
Veja a importância das mudanças no SAC 4.0
O SAC 4.0 é uma consequência dos anteriores, ou seja, deve ser muito mais amplo e funcional. Entre as vantagens desse serviço, podemos citar a postura proativa, antecipando as demandas e oferecendo uma melhor experiência em todo o processo.
Com mais qualidade, as interações com os consumidores tornam-se mais humanas, tornando as marcas sempre lembradas. Afinal, quando um cliente tem uma boa experiência, ele volta.
E se for bem atendido em uma reclamação, também vai valorizar a empresa, sem causar danos à imagem, ou seja, estamos falando de um investimento fundamental, pois tem como foco a satisfação do cliente.
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Passo a passo no SAC 4.0
Ao explorar efetivamente a experiência do cliente, sua empresa criará engajamento, aumentando a fidelidade do cliente.
Para isso, nada melhor do que seguir algumas dicas. A primeira é investir em tecnologia, treinar funcionários e campanhas de marketing com foco em seu público-alvo. Aqui estão algumas ações que podem ter um efeito positivo:
Serviço 24 horas
Um SAC 4.0 está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Grandes empresas podem contratar operadores de telefone ou chat que estejam de plantão.
Os chatbots estão cada vez mais presentes, muitos com nomes próprios de acordo com o perfil dos clientes e áreas de atuação.
Além disso, FAQ’s e caixas de e-mail funcionais, com respostas em até 12 horas, ajudam a melhorar a experiência do consumidor.
Uso de mídias sociais
A mídia social (incluindo YouTube e Instagram) é o primeiro lugar onde os consumidores procuram notícias.
O novo SAC aproveita esses canais para engajar seus clientes e criar comunidades. As redes sociais podem ser mais ágeis do que o SAC tradicional para solucionar reclamações.
Site inteligente
Esqueça os sites institucionais que parecem projetados para a empresa e não para o cliente.
O site de uma empresa com SAC 4.0 deve ser muito fácil de navegar e apresentar um cardápio claro. O usuário deve acessar as informações que precisa com poucos cliques.
Perguntas frequentes bem feitas
Reúna as perguntas mais importantes e frequentes dos clientes em um FAQ e facilite sua localização. Isso permite que eles descubram informações sobre seus produtos ou serviços por conta própria.
Uso de canais tradicionais
Às vezes, tudo pode ser resolvido de maneira muito mais fácil e rápida com um telefonema.
O SAC 4.0 não é exclusivamente digital: ao contrário, oferece diversos canais, permitindo que o cliente ligue e converse com alguém, se quiser.
Confira como o SAC 4.0 ajuda sua empresa
Ao fazer um investimento no SAC 4.0 que inclua também ajustes internos na sua empresa, como a instalação de um software de gestão de estoque, visando o cumprimento de prazos, certamente haverá satisfação do cliente.
Assim, seu negócio ganha vantagem competitiva e supera a concorrência, ficando em evidência no mercado.
Essa ação traz excelentes resultados no aumento das vendas e na fidelização dos clientes. Dentre as inúmeras vantagens para sua empresa, podemos listar três que são amplamente comprovadas.
Controle de processo mais preciso
A abordagem 4.0 do SAC significa que os diferentes canais e serviços se complementam. É mais fácil implementar processos como trocas, devoluções, tratamento de reclamações e assim por diante.
Assim, há aumento de produtividade, redução de custos e otimização de tempo, tornando a experiência do cliente sempre a melhor possível.
Diminuindo falhas
O SAC 4.0 oferece maior qualidade no atendimento ao cliente. Logo deixará de ser uma vantagem competitiva e se tornará uma obrigação.
Portanto, o SAC 4.0 veio para ficar. É uma abordagem proativa (e não reativa), que antecipa as necessidades dos clientes e trabalha constantemente para atender às suas demandas.
Caso sua empresa não adote, seus clientes devem migrar para concorrentes que ofereçam atendimento mais preciso.
Por isso, escolha parceiros de qualidade na instalação de tecnologias sintonizadas com o SAC 4.0 e melhore a experiência de seus clientes.
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