Conheça as habilidades para ser um bom vendedor de plano de saúde

Trabalhar como vendedor de plano de saúde vai além do que saber vender. É preciso ter habilidades pessoais e profissionais para conseguir lidar com os clientes e ganhar mais espaço no mercado.

Sem essas competências fica mais difícil conquistar vendas ao longo do mês e agradar os clientes. Para evitar que isso aconteça com você, selecionamos abaixo as principais habilidades que um corretor deve ter, para ser bem-sucedido nessa área:

comunicação do vendedor de plano de saude

Boa comunicação do vendedor de plano de saúde

Ser comunicativo é a principal habilidade que você, como vendedor de plano de saúde, precisa desenvolver. Sem ela, as suas chances de conseguir convencer os clientes reduzem drasticamente.

Para desenvolver essa habilidade a nossa dica é se inscrever em cursos de oratória e de vendas. Neles, você irá aprender técnicas de como falar bem e transmitir segurança para os clientes durante a apresentação do plano de saúde.

Vale a pena lembrar que a comunicação não se limita apenas a fala, a escrita também é uma forma de se comunicar. Por isso, tome um cuidado especial quando precisar enviar mensagens para os seus clientes através de mensagens instantâneas.

Uma dica bacana é criar materiais informativos sobre o plano de saúde, assim os clientes irão perceber que você é um profissional atualizado.

Gerenciamento de tempo

Poucas situações podem atrapalhar uma venda quanto o atraso do corretor. Por isso, gerenciar o tempo é outra habilidade que você precisa desenvolver com urgência.

Isso se torna ainda mais importante se você precisa lidar com uma carteira de clientes ampla e com reuniões constantes. Atualmente, existem diversos aplicativos de organização online que ajudam a gerenciar prazos e atividades com eficiência.

Os mais usados pelos vendedores de planos de saúde são o Trello, o Evernote e o Slack. Através deles é possível ter um gerenciamento completo sobre a agenda diária.

Mas se você for analógico, também é válido usar métodos tradicionais como a agenda. O importante é adotar um método de organização para evitar atrasos e deixar o seu cliente esperando.
saber lidar com o não como vendedor de plano de saude

Saber lidar com o não

Para conquistar o “sim”, o vendedor de plano de saúde precisa lidar com muitos “nãos” de outros clientes. Quando você não entende que isso faz parte do processo, pode se abater nas primeiras rejeições e desistir das vendas.

O ideal é que o “não” sirva como um combustível para você começar a aprimorar as suas técnicas e estratégias de vendas. Por isso, ao se deparar com uma rejeição, não demonstre ficar abalado diante do cliente.

Uma boa dica é pedir um feedback sobre o porquê do cliente ter rejeitado a sua oferta. Em muitos casos, você ainda poderá reverter a negativa e conseguir fazer uma venda de sucesso.

Leia nosso artigo sobre como driblar as objeções de vendas e lide melhor com o não.

Ter persistência como vendedor de plano de saúde

Tão importante quanto saber lidar bem com as negativas, é ter persistência nas vendas.

Isso porque, na maioria das vezes, um “não” pode significar um “talvez” escondido, caso você desista perde a oportunidade de fazer boas negociações.

Mas atenção, não confunda persistência com inconveniência. Importunar o seu potencial cliente com excesso de mensagens e ligações é uma péssima ideia e que pode acabar com todas as suas chances de fazer uma boa venda.

O pior é que a sua fama pode se espalhar no mercado e você não vai conseguir ter sucesso. Mas então, como ser persistente sem parecer chato?

O primeiro passo é retornar o contato na data que o cliente estipulou, assim como enviar mensagens de maneira sutil durante esse período.

Lidar com tecnologia

O avanço da tecnologia já chegou no mercado de corretores de plano de saúde. Por isso, para ser um bom vendedor é necessário estar atento às novidades e dominar bem os softwares e aplicativos.

O profissional que tem usa recursos tecnológicos no dia a dia de trabalho consegue ganhar mais tempo, produtividade e eficiência.

Uma prova disso, é que ao usar aplicativos de mensagens como o WhatsApp você consegue conversar com os seus clientes, sempre e quando desejar.

Além disso, quem trabalha com leads de planos de saúde também precisa gerenciar os contatos através de plataformas digitais.

Para conseguir desenvolver essa habilidade é recomendado experimentar os novos lançamentos de aplicativos e plataformas de produtividade.

Dessa maneira, você consegue estar mais próximo dos seus clientes e realizar mais vendas.
analisar os indicadores

Analisar indicadores

Um vendedor de plano de saúde de sucesso não realiza apenas vendas, ele também precisa saber estipular metas e acompanhar resultados. Por isso, é importante desenvolver habilidades de planejamento e análise de dados.

Com elas, você se tornará um profissional focado que sabe onde, como e quando irá alcançar suas metas.

Lembre-se que com base nesses dados, será possível elaborar ações estratégicas para aumentar as suas vendas e número de clientes.

Sem dúvida, quando você tem esse foco, consegue se destacar da concorrência e ganhar mais clientes no mercado.

Essa habilidade torna-se ainda mais importante quando você trabalha com leads de planos de saúde.

Com os indicadores é possível acompanhar as suas vendas de maneira eficiente, assim como verificar os seus retornos de investimentos.

Ter um bom marketing pessoal de vendedor de plano de saúde

Para desenvolver um bom marketing pessoal é preciso que você se enxergue como uma empresa, por isso mantenha uma identidade visual caprichada.

Isso abrange cuidados com a aparência pessoal, como cabelo, barba, maquiagem e roupa.

Esses cuidados são essenciais para transmitir uma imagem de autoridade e confiança para os clientes. Por isso, você precisa se apresentar de maneira adequada.

O marketing pessoal também se aplica na imagem que você transmite através das suas redes sociais.

Uma boa ideia é publicar fotos de qualidade, que demonstrem que você é um profissional capacitado, isso vai gerar mais confiança para os clientes.

Aprenda sobre gestão

Se você for um vendedor de plano de saúde autônomo precisa aprender a organizar todas as áreas do seu negócio.

Afinal, não tem nenhum chefe cobrando resultados ou lembrando você de abordar clientes e vender mais.

Para lidar bem com essa realidade, você precisa ser proativo e motivado a buscar os seus próprios resultados.

Além disso, é importante aprender sobre gerenciamento de negócios para saber lidar com assuntos como:

  • Finanças;
  • Vendas;
  • Marketing

Uma boa dica é participar de cursos promovidos pelo SEBRAE ou por outras escolas de gestão, também é possível encontrar treinamentos de qualidade online.


Para ser um vendedor de plano de saúde de sucesso você precisa desenvolver uma série de habilidades. Apenas assim, será possível conquistar clientes e realizar mais vendas durante o mês.

A nossa recomendação é que você coloque em prática todas as sugestões que oferecemos ao longo do artigo. Com os cursos, aplicativos e novos comportamentos será mais fácil prestar um atendimento de qualidade.

Mas se você quer aumentar suas vendas de plano de saúde de maneira eficaz, confira os nossos pacotes de leads para planos de saúde. Clique Aqui para saber mais sobre eles.

Também continue no blog e leia o nosso último artigo sobre Vender plano de saúde com leads ou panfletagem. Qual o melhor?

Postagens recentes

#Curta nossa Fan Page