Leads de plano de saúde. Vendedores de planos de saúde que gostariam de trabalhar com leads devem observar alguns detalhes antes de comprar leads. Afinal de contas, seu dinheiro está sendo investido e é importante acompanhar a forma como as leads são geradas.
POR QUE OS VENDEDORES DE PLANOS DE SAÚDE DEVEM INVESTIR EM LEADS
Com a compra de leads, o vendedor entra em contato com pessoas realmente interessadas em adquirir um plano de saúde. Ao invés de perder tempo com panfletagem, o vendedor atenderá mais clientes com mais qualidade. Assim, ele poderá conseguir mais vendas. A conversão de leads em vendas geralmente é bem alta, compensando o valor investido. Para investir em leads, basta contratar uma empresa geradora de leads para repassá-las mediante um investimento para a nutrição delas.
COMO AS EMPRESAS GERAM E REPASSAM LEADS DE PLANO DE SAÚDE PARA OS VENDEDORES
As empresas que geram as leads utilizam estratégias de marketing de conteúdo para gerar e enriquecer as leads. Para que sejam repassadas aos vendedores de planos de saúde, as leads são verificadas antecipadamente para se encaixarem nos requisitos. Ou seja, é verificado se os usuários que preencheram os contatos realmente colocaram informações corretas.
As leads são geradas através de campanhas publicitárias, tanto pelo Google como por diversas mídias digitais. O usuário coloca os dados necessários para tornar a lead qualificada, e assim ela será repassada para os vendedores.
GERAÇÃO DE LEADS DE PLANO DE SAÚDE
O vendedor de planos de saúde procura uma empresa que fornece leads, compra um pacote e recebe por e-mail. Ele receberá as leads por dia e horários determinados na compra. Outra vantagem é a análise prévia da lead. Na análise é verificado se a lead é inválida para que não seja enviada para o vendedor. Caso a lead seja enviada, ela deverá ser obrigatoriamente reposta.
Quando o vendedor adquire leads de planos de saúde com a empresa geradora de leads, pode escolher:
- a forma de recebimento das leads;
- a quantidade solicitada a receber;
- operadoras de planos de saúde disponíveis;
- tipos de planos de saúde disponíveis no mercado.
Assim, as vendas ficam mais direcionadas e o trabalho do vendedor fica bastante facilitado.
CUIDADOS A SEREM TOMADOS AO SE ADQUIRIR LEADS DE PLANO DE SAÚDE
A empresa que gera leads precisa ter um profissional de marketing de desempenho para focar nas métricas para se atingir o sucesso. São analisados o comportamento do lead através da jornada do comprador, até que o lead se torne um LQM (Lead Qualificado pelo Marketing) ou um LQV (Lead Qualificado por Vendas).
Mesmo que existam diversas tecnologias de automação de marketing e CRM com várias funcionalidades para gerar e mensurar leads, ainda não é possível obter certas funcionalidades ou detectar problemas no início do processo de geração de leads, o que gera um impacto crítico sobre a qualidade e valor das leads.
VERIFICAÇÃO DOS DADOS DOS LEADS DE PLANO DE SAÚDE
Dentre os principais problemas das leads inválidas está na verificação dos dados que são fornecidos pelo lead. Além de impactar negativamente nas campanhas de marketing, também influencia nas receitas. A falta de ação dos profissionais de marketing pode ser por diversos problemas, como:
- A prioridade dada a táticas de curto prazo e pressões relacionadas a problemas imediatos que impactam na receita;
- A definição dos objetivos e KPI’s são centradas em torno do volume dos leads, engajamento e nutrição, ao invés da qualidade dos dados fornecidos pelos leads;
- A automação de marketing é vista como qualificadora de leads, e os profissionais de marketing não adotam uma estratégia correta ou cometem erros sobre o nível da checagem da qualidade dos dados dos leads;
- As equipes de marketing nem sempre possuem as ferramentas necessárias ou não possuem conhecimento relacionado às ferramentas que podem resolver os problemas relativos à qualidade dos dados;
A taxa de conversão e do progresso das leads é referência para se avaliar o sucesso das leads. O marketing deverá avaliar as leads através do funil de vendas. No entanto, o funil de vendas não consegue detectar pontos vitais da primeira etapa de captura e geração dos leads.
COMO VALIDAR OS DADOS FORNECIDOS PELOS LEADS
Para que a lead seja considerada válida, ela precisa necessariamente atender a dois critérios básicos. Os dados do lead precisam estar corretos e verificados, e o lead precisa estar ter um perfil que atenda as regras dos vendedores para que possa vir a se tornar um cliente. A falta de validação provoca dúvidas sobre o porquê de as leads não progredirem, além do desperdício de tempo e recursos na geração de leads que não se qualificam como leads válidas.
Para que o marketing obtenha eficiência na atividade de geração de leads, elas precisam ser validadas de acordo com as regras do negócio antes de serem automatizadas. O lead precisa passar por uma análise de perfil para verificar se cumpre os pré-requisitos básicos para ser cliente.
CONCLUINDO: LEADS DE PLANO DE SAÚDE PRECISA SER GERENCIADA EM TEMPO REAL
O novo padrão para o marketing avaliar o desempenho e geração de leads é em tempo real. Existem ferramentas que se integram a sistemas de automação de marketing e permitem validar, qualificar e até enriquecer os dados da lead em tempo real. Desde a geração da lead, verificação e validação, reporte de leads inválidos e fontes de leads, nutrição e roteamento dos leads.
Isso ajuda bastante a verificar os dados das leads no momento em que elas são geradas, além de que, o cliente as receberá em tempo real e poderá atender o cliente no momento em que ele estiver solicitando o plano, facilitando ainda mais a venda.
A validação e gerenciamento das leads de planos de saúde em tempo real evita diversos problemas, como as leads inválidas. Podem ocorrer leads inválidas, mas em número menor, e como são vistas no momento em que estão acontecendo, é possível verificar na hora qual o erro que ocasionou a invalidação da lead e consertar o problema.
“Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem.” (Peter Drucker)
Trabalhei 20 anos com relações trabalhista em empresas de diversos segmentos. Sempre busquei um caminho mais eficiente para fazer as coisas através de processos e do uso da tecnológia. Vender sempre esteve no meu DNA e hoje através da empresa LeadMark, a qual sou sócio, consegui unir algumas das minhas paixões: Empreendedorismo, Tecnológia, Marketing Digital e Vendas.