Perguntas como “Como aumentar as vendas de planos de saúde?” e “Como ter sucesso em vendas de plano de saúde?” são os problemas mais recorrentes que passam constantemente pela mente de um corretor.
Além disso, os empresários estão cientes do fato de que aumentar as vendas é crucial para o crescimento de sua empresa. Se existe uma métrica que realmente mede o quociente de saúde de uma empresa, é medir seu volume de vendas.
Para atingir o potencial máximo, uma empresa deve ter estratégias eficazes para aumentar o número de clientes e, consequentemente, melhorar as vendas.
Globalmente, as empresas estão constantemente procurando aumentar seus números de vendas, o que continua sendo uma tarefa difícil. Vários produtos e negócios foram desenvolvidos para ajudar outras empresas a melhorar e atingir suas metas comerciais.
Neste blog, discutiremos por que aumentar as vendas é importante e 10 dicas práticas para aumentar as vendas de planos de saúde. Vamos lá?
O crescimento das vendas mede a mudança na receita de uma organização durante um período de tempo fixo — digamos entre 2 trimestres ou entre 2 meses. O crescimento das vendas mede a rapidez com que uma empresa aumentou sua receita ou vendas.
É calculado usando a fórmula:
Crescimento das vendas = ((Vendas líquidas do período atual – Vendas líquidas do período anterior) / Vendas líquidas do período anterior)) * 100
Um crescimento positivo das vendas indica eficiência operacional e alta confiança dos clientes com a empresa em questão. Enquanto uma taxa de crescimento negativa pode significar que as organizações precisam melhorar seus processos para se manterem sustentáveis.
As vendas são essencialmente o número de mercadorias e produtos que foram vendidos em um determinado período de tempo por uma empresa. Normalmente, uma pessoa ou empresa transmite seu interesse no produto ou serviço que você está vendendo e oferece dinheiro para obtê-lo para si.
Quando a transação é feita e o produto é entregue à pessoa, uma venda é feita.
Como todos sabemos, as vendas são a principal fonte de receita de uma empresa. Sem um crescimento substancial das vendas, uma empresa sofrerá uma perda acentuada em termos de receita, às vezes levando à aquisição da empresa ou ao seu fechamento.
Além disso, também desempenha um papel vital para a empresa resistir às tendências do mercado.
Os líderes de vendas que aprendem e se adaptam aos processos para maximizar suas vendas e construir relacionamentos duradouros com seus clientes crescem e se tornam uma empresa grande e bem-sucedida.
As equipes de vendas não são as únicas responsáveis por aumentar as vendas – é um esforço coletivo das equipes de todos os departamentos. Os líderes de uma empresa devem traçar um plano exaustivo que consiste em um conjunto de ações que todo departamento precisa para competir e vencer seus concorrentes.
As dicas a seguir ajudarão você a passar do interesse ao engajamento e à conversão e, assim, aumentar as vendas de planos de saúde este ano. Vamos começar.
Os clientes são o ativo mais importante de uma empresa.Entender suas necessidades, pontos problemáticos, desafios, medos e desejos pode ajudá-lo a percorrer um longo caminho e também vender seu produto com facilidade.
Quando você se envolve genuinamente com seus clientes em potencial e ouve suas perguntas e deficiências, você tem a chance de entender melhor suas preocupações. Isso não apenas ajuda você a construir relacionamentos duradouros com seus clientes, mas também melhora seu produto.
Quando você se envolve com seus clientes para ajudá-los genuinamente e não para fazer uma venda, você cria lealdade e ganha a confiança deles porque os atendeu bem.
Outra maneira de entender bem seus clientes, incluindo clientes em potencial e existentes, é enviar pesquisas para ajudar a entender o quanto eles gostam do seu serviço e compartilhar suas opiniões também.
Com base em suas entradas, você pode fazer as alterações necessárias em seus processos e produtos, se necessário.
Aproveite os recursos gratuitos, como o Google, para maximizar seu alcance para novos clientes e garantir que sua empresa apareça nos resultados de pesquisa.
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita do Google que pode ser usada para configurar seu perfil comercial e anotar seus serviços que ajudam os clientes em potencial a aprender mais sobre você e seu produto.
O perfil da sua empresa aparecerá na seção local da Pesquisa Google, Google Maps e Google Knowledge Panel. Otimize sua listagem para se destacar de seus concorrentes seguindo dicas e práticas fáceis e, assim, fique no topo da listagem.
Incentive seus clientes existentes a fornecer depoimentos e avaliações de clientes e, quando terminar, recompense-os.
Uma empresa não pode prosperar sozinha.
Todas as empresas precisam de um plano de marketing consistente e forte para atingir seus clientes. Crie um plano de marketing que aproveite todos os canais omni, incluindo canais digitais e físicos, como mídia social, depoimentos de clientes, marketing offline e muito mais.
Ter um plano de marketing consistente que se alinhe com o processo de vendas pode ajudá-lo a receber mais leads que correspondam aos seus serviços, promover o produto para que os clientes em potencial saibam de sua existência, aumentar as vendas e muito mais.
A venda em equipe é uma das formas mais populares de fechar um negócio e ganhar a confiança de seus clientes.
Há uma variedade de maneiras de doutrinar essa técnica. A venda em equipe permite que você mantenha pessoas importantes em seu processo de vendas informadas, troque ideias para agregar valor em suas ofertas e estabeleça autoridade.
Faça com que dois representantes de vendas trabalhem juntos em um negócio ou apresente um gerente sênior para responder a perguntas importantes sobre o produto. Você pode até mesmo dividir as equipes em pares de representantes com base em seu desempenho para um concurso para melhorar as vendas.
Leia também: Como utilizar as redes sociais para expandir sua base de clientes
Quais são as chances de você não ser a única organização que vende seu produto? 0% não é mesmo? Contudo, você pode se destacar das demais corretoras de plano de saúde.
Aprender e analisar seus concorrentes é fundamental para poder explicar os benefícios que seus clientes receberão após adquirir um plano com a sua empresa.
Não é incomum esperar perguntas como “Como você é melhor do que seus concorrentes?”. É melhor desenvolver sua vantagem competitiva e ser melhor que outras empresas, aposte nos seus diferenciais.
Realize uma pesquisa simples e obtenha respostas para perguntas como:
“Como minha concorrência está vendendo seus produtos e quais são suas reivindicações?”, “Quais são os benefícios que eles estão vendendo?”, “Como nossos serviços são diferentes?”, ” Como posso melhorar?”
Trabalhe o branding da sua empresa, através da utilização de todas as ferramentas que tem ao seu alcance.
Atualmente, no âmbito dos negócios, sabemos que todas e cada uma das nossas linhas de negócios, ações e imagem, interna e externamente, estão inter-relacionadas.
Por isso, quando se trata de transmitir confiança aos nossos clientes, além da premissa básica de sermos honestos com o que vendemos, devemos afinar os processos de distribuição, melhorar a experiência de compra do consumidor, o serviço pós-venda, etc.
Isso nos levará não só a aumentar as chances de fechar a compra, mas também a fidelizar usuários, criar prosumidores de nossa marca, afetando sua projeção de forma positiva e aumentando sua esfera de influência e seu impacto.
Leia também: Entendendo a legislação e regulamentação dos planos de saúde no Brasil
Muitos clientes lutam com as opções de pagamento fornecidas por uma organização. Às vezes, as opções de pagamento fornecidas geralmente não são compatíveis com todos os clientes, especialmente se eles pertencem a diferentes regiões geográficas.
Se você fornecer apenas opções padrão, como métodos de pagamento com cartão de crédito, estará essencialmente limitando o pool de clientes aos titulares de cartão de crédito. Inclua outras opções de pagamento populares para melhorar as vendas e permitir que clientes em potencial façam compras com o método de pagamento de sua preferência.
Faça de várias formas e use alternativas indiretas que não enchem a paciência do seu cliente, mas às vezes “o jarro não quebra tanto de ir na fonte”. No final você consegue atrair o seu cliente e poderá levá-lo debaixo do braço se você conseguir chegar na hora certa e não tropeçar no caminho do spam.
Estamos todos cientes dos programas de recompensas do cliente, e muitas empresas os possui, e por um bom motivo.
Ter um desconto simples, um programa de referência e complementos pode ajudar bastante. Incentive e ofereça uma recompensa sempre que seu cliente concluir um marco, como fornecer depoimentos de clientes ou aproveitar seu produto regularmente.
Feito da maneira certa, os programas de recompensas podem ajudar a fidelizar o cliente e também aumentar as vendas de planos de saúde.
Criar um relacionamento com seu cliente é fundamental. Mesmo que a venda dos planos para um cliente seja uma única vez (no caso de planos individuais), para empresas você pode ser um ótimo corretor e ela não trocará você por outro.
Por isso, é fundamental entender que, cada proposta será valiosa independente do número de vendas feitas com cada uma delas. Estabeleça uma comunicação, pergunte o que precisam e sempre esteja disponível para solucionar problemas — desde que estejam ao seu alcance.
Leia também: Introdução ao mercado de planos de saúde: Oportunidades para corretores
Não deixe que estratégias de vendas obsoletas atrapalhem seu ano ou trimestre.
É de extrema importância acompanhar as últimas tendências de vendas e marketing para melhorar as vendas de planos de saúde. Dê nova vida ao seu processo de vendas existente praticando as novas técnicas listadas acima.
Ao fazer isso, você não apenas alcançará maiores estaturas em sua função, mas também nutrirá uma equipe de vendas forte, aumentará as taxas de conversão e promoverá conexões duradouras com clientes que se sentem apreciados e, assim, aumentarão as vendas.
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