A cultura data-driven tornou-se cada vez mais significativa para empresas e agências de marketing, ajudando-as a tomar decisões de marketing mais estratégicas.
Usar a intuição ou resultados passados (positivos ou negativos) para orientar as ações de marketing ainda é popular entre os tomadores de decisão. No entanto, está se tornando cada vez mais ineficaz. A orientação para dados ganhou força, tornando-se protagonista no desenvolvimento de negócios de sucesso.
Você está se perguntando como uma cultura data-driven pode beneficiar sua empresa ou agência de marketing? Continue lendo para descobrir os benefícios e como você pode aplicar a cultura data-driven!
Você provavelmente já está familiarizado com termos como Big Data, Business Intelligence e Business Analytics. Eles definem a análise de dados como a forma mais estratégica de tomar decisões dentro de um negócio ou projeto.
Esses métodos são usados dentro da cultura data-driven, colocando os dados no centro das decisões relacionadas aos negócios. Isso significa usar informações confiáveis e relevantes para orientar as ações de marketing e alcançar resultados de sucesso.
Não é diferente quando aplicamos isso às estratégias de marketing. Nos projetos de uma empresa ou agência, as métricas devem estar no centro da tomada de decisão, pois são baseadas em estatísticas e métodos de análise inteligentes.
Portanto, capturar Big Data não é suficiente. As empresas também precisam saber como aproveitar os dados coletados para obter as informações mais relevantes (Dados Certos) para o planejamento.
A informação mais relevante dependerá, obviamente, dos objetivos de marketing de cada projeto. Mas uma cultura data-driven fornecerá resultados confiáveis quando implementada corretamente e proporcionará ao seu cliente uma experiência mais rica.
Se o seu cliente pretende fortalecer sua marca, gerar leads ou aumentar as vendas, a cultura data-driven pode (e deve) ser usada para tomar decisões de marketing eficientes. Vamos agora falar sobre as vantagens de usar este método. Continue lendo!
Decisões guiadas por dados
O primeiro e mais valioso benefício de uma cultura data-driven é, sem dúvida, que ela orienta as decisões com base em dados coletados e aproveitados de forma eficiente.
Afinal, usar estatísticas e informações confiáveis para planejar ações de marketing pode fornecer insights estratégicos alinhados aos objetivos de um projeto. Embora as ideias baseadas no sentimento possam ser tentadoras, não há garantia de que funcionarão, não é?
Um efeito de saber onde procurar dados e como aproveitá-los para obter os melhores insights é otimizar os processos internos de uma agência ou empresa de marketing.
Você pode parar de gastar tempo com ideias que não tem certeza que funcionarão e se tornar mais estratégico no planejamento, execução e até na otimização dos investimentos relacionados ao projeto.
Ao tomar decisões orientadas a dados e otimizar processos, você agregará valor ao serviço ou produto que oferece aos clientes. Bons resultados estão ligados a estratégias eficazes.
Como exemplo, digamos que você tenha analisado dados do Google Ads e decidido otimizar os investimentos do seu cliente em anúncios. É provável que esses anúncios tenham um desempenho mais alto com o mesmo orçamento.
Então, seu relatório quinzenal ou mensal de marketing digital mostrará que você aumentou o valor do seu trabalho. Você terá dados para mostrar como extraiu insights, como eles contribuíram e determinar processos futuros.
Com uma cultura data-driven, suas ideias estarão mais alinhadas com a persona do negócio e suas necessidades. Isso significa que você pode personalizar estratégias para cada etapa da jornada do comprador.
O resultado é que você pode antecipar soluções e fortalecer sua conexão com seu público-alvo, ajudando a marca a se destacar no mercado e levando a mensagem certa ao seu cliente ideal.
Agora que você sabe como a cultura data-driven pode beneficiar empresas e agências de marketing, é hora de entender como implementá-la junto com sua equipe.
Pode parecer complexo no começo, mas tudo começa com o planejamento, é claro. Antes de prosseguir, você precisa definir como os dados serão coletados e aproveitados. Isso ajuda você a organizar os processos para atender às necessidades de cada projeto.
Por exemplo, um bom software de marketing digital para relatórios é essencial para mais agilidade e praticidade na análise de dados.
Mas, além de implementar o método de cultura data-driven e ter plataformas para capturar dados, sua agência ou equipe de negócios deve se envolver totalmente na realidade orientada por dados. Não é à toa que a palavra ‘cultura’ faz parte do nome dessa estratégia.
Além de aprender a capturar dados e extrair as melhores soluções orientadas a dados, sua equipe deve ser adequadamente treinada em análises eficientes e planejamento de ações significativas para cada projeto.
Para que uma cultura data-driven seja eficaz, ela não deve se limitar a decisões de marketing. Os dados devem estar alinhados com o departamento de vendas, bem como outros departamentos importantes de uma empresa.
Dessa forma, todo o negócio pode ser desenvolvido usando dados, de forma mais saudável e eficiente.
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