Não importa o quão bom você seja na triagem de novos clientes quanto à solvência e no monitoramento da saúde financeira dos clientes existentes, haverá momentos em que você terá que lidar com clientes inadimplentes em planos de saúde.
Sabemos que há momentos de altos e baixos. Os mercados estão em constante mudança e mesmo os melhores clientes podem ter problemas de fluxo de caixa. Você precisa estar preparado para cobrar contas quando elas se tornarem vencidas.
Aqui estão 4 dicas para lidar com clientes inadimplentes.
Amigável, mas firme
Uma forma de lidar com clientes inadimplentes em planos de saúde é que eles devem ser tratados da mesma maneira amigável e cortês que você trataria qualquer cliente. Lembre-se que sem clientes você não tem negócio. Os clientes podem ser muito difíceis de conquistar e reter.
A chave para lidar com contas inadimplentes é ser amigável, mas firme. Siga sua política e procedimentos de cobrança de maneira cortês e profissional. Tenha cuidado para não se envolver emocionalmente com os problemas do cliente. Você pode ser compreensivo, mas mantenha sua política e procedimentos de cobrança.
Opções de pagamento on-line
Facilite para seus clientes inadimplentes o pagamento de faturas vencidas. Ofereça opções de pagamento online incluindo um hiperlink em seu modelo de fatura conectado a um portal de pagamento seguro.
O portal pode aceitar pagamentos por cartão de crédito, entre outros. Os clientes não têm desculpa para atrasar o pagamento quando você oferece opções de pagamento online.
Lembretes automatizados
Um sistema automatizado de contas a receber, crédito e cobrança pode facilitar o envio de cópias de faturas, extratos de contas e cartas de cobrança para contas inadimplentes. O uso de lembretes automatizados deixa você com mais tempo para fazer contato pessoal com clientes inadimplentes. Um contato mais frequente pode aumentar suas chances de ser pago mais cedo ou de qualquer maneira.
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Planos de pagamento
Inclua a capacidade de estruturar planos de pagamento em sua política e procedimentos de cobrança. Isso é particularmente importante com clientes inadimplentes que desejam continuar fazendo negócios com você e clientes que são importantes para o seu negócio. Elaborar um plano para aceitar pagamentos de faturas vencidas enquanto o cliente inadimplente mantém novas faturas atualizadas pode ser uma situação vantajosa para sua empresa e para o cliente nas circunstâncias certas.
Você deve ter mais sucesso lidando com clientes inadimplentes se seguir estas 4 dicas. As ferramentas disponíveis em um sistema automatizado de contas a receber, crédito e cobrança também podem tornar a cobrança de contas inadimplentes mais fácil e eficiente.
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