Perder um cliente custa caro. Enquanto 70% das empresas concordam que é mais barato reter clientes do que encontrar novos, apenas 30% se esforçam para realmente trazer de volta clientes que não veem há algum tempo.
Felizmente, com um pouco de ajuda de marketing, você pode criar campanhas de marketing específicas que visam clientes perdidos e incentivá-los a comprar em sua empresa mais uma vez.
Aqui estão três ideias de marketing que qualquer empresa pode usar para recuperar clientes perdidos:
Os clientes param de comprar por um motivo. Para reconquistar os clientes, você precisa descobrir por que eles saíram em primeiro lugar.
Pesquisas mostram que as duas principais razões pelas quais um cliente sai são porque foram maltratados ou estão insatisfeitos com seu produto ou serviço. Se você não tiver certeza do que causou sua separação, monitore os sites de avaliação e as mídias sociais de perto e considere pedir aos clientes que preencham uma pesquisa para obter feedback. Procure por tópicos comuns que levaram um cliente a abandonar o navio. Ferramentas como a SurveyMonkey podem ajudá-lo a criar uma pesquisa rapidamente.
Os tempos de espera estavam fazendo com que os clientes saíssem? Seu serviço ao cliente estava faltando?
Depois de identificar o problema, trabalhe para corrigi-lo. Uma vez corrigido, transforme-o em uma campanha de marketing.
Se os clientes se desviaram, dê a eles um motivo para voltar. Nada atrai as pessoas a comprar como um bom negócio, então considere dar um desconto especial aos clientes inativos.
Você pode enviar esta campanha diretamente para clientes inativos. Como você está segmentando seu público, pode personalizar a mensagem para esse grupo específico. Por exemplo, envie uma promoção por mensagem de texto ou e-mail que diga: “Sentimos sua falta. Venha esta semana para 25% de desconto em todo o seu pedido.”
Use frases que agradem a esse nicho como:
Não economize no negócio. Se você deseja que os clientes voltem, certifique-se de que a promoção vale a pena.
Você pode não ganhar tanto dinheiro na primeira venda de retorno, mas, por meio de esforços de marketing, você transformará clientes inativos em clientes recorrentes novamente. Você vai fazer o seu lucro até então.
Aborde reclamações comuns por meio de uma campanha de mídia social. Digamos que os clientes se incomodam com o aumento dos preços ou com o desaparecimento de um item do menu. Use esse feedback para fazer as pazes e reconquistar clientes nas redes sociais. Inicie um dia de agradecimento ao cliente que dê aos clientes um cupom especial ou realize um concurso pedindo aos clientes que votem em um item do menu que você trará de volta.
Crie uma campanha que aborde o feedback dos clientes de forma positiva. Ao fazer isso, você mostrará aos clientes que não está apenas ouvindo, mas agindo.
Você usa alguma dessas táticas de marketing? Eles trabalharam para você? Compartilhe seus comentários na seção abaixo.
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