Como se tornar um corretor de planos de saúde: requisitos e vantagens

Os corretores de planos de saúde têm carreiras gratificantes onde ajudam os clientes a selecionar a cobertura do plano. É possível trabalhar como corretor em um escritório ou remotamente. 

Para se tornar um corretor de planos de saúde, você segue um conjunto de requisitos educacionais e de licenciamento que permitem a prática. 

Neste artigo, discutimos como se tornar um corretor de planos de saúde, quais são os requisitos, vantagens e o papel desse profissional. 

O que é um corretor de planos de saúde?

Como se tornar um corretor de planos de saúde: requisitos e vantagens
Corretor de planos de saúde usando notebook

Um corretor de planos de saúde é alguém que ajuda seus clientes a adquirir planos de saúde nas operadoras. Eles podem trabalhar de forma independente ou por meio de uma organização para encontrar as melhores opções para seus clientes. 

É comum que os corretores de planos de saúde se especializem em uma área de seguros e podem oferecer a seus clientes opções de várias seguradoras, eles oferecem uma gama mais ampla de preços e serviços.

O que faz um corretor de planos de saúde?

Um corretor de planos de saúde analisa as necessidades de seus clientes, apresenta diferentes opções de planos e orienta seus clientes na contratação de um convênio. 

Os corretores de planos de saúde ganham uma comissão sobre cada apólice que vendem. Quando um corretor de planos de saúde consegue um novo cliente, ele analisa a carteira de risco do novo cliente, precifica as diferentes opções de plano e obtém as apólices aprovadas  por meio de subscrição . 

Após o corretor de planos de saúde ter um cliente estabelecido, ele continua a realizar serviços regulares, como atualizar as apólices do plano existentes, redigir relatórios e fornecer consultoria.

Como se tornar um corretor de planos de saúde

Embora as etapas para se tornar um corretor de planos de saúde dependam de sua situação específica e dos requisitos do estado em que você mora, o seguinte é um guia geral sobre como se tornar um corretor de saúde.

Antes de mais nada, é importante que saiba que existem dois pontos: a profissão não exige graduação, no entanto, ser inscrito na SUSEP pode ajudá-lo a ter maior credibilidade com os clientes ou com uma corretora que deseja ingressar e fazer parte do time.

É fundamental que entenda que a organização a qual você terá vínculo poderá ser uma cooperativa médica, administradora ou até uma instituição filantrópica ou de autogestão, de acordo com a resolução da ANS.

A segunda opção é que, você pode se tornar um corretor de planos de saúde com vínculo empregatício na modalidade CLT no qual você terá seu salário fixo e comissão ou, atuar como prestador de serviços para uma corretora e ter apenas as comissões como base do seu salário.

Leia também: Os diferentes tipos de planos de saúde

1. Decidir sobre educação

Há pouca educação formal necessária para ser um corretor de seguros. A maioria dos estados exige apenas um diploma do ensino médio ou um curso pós-secundário mínimo. Embora se tornar um corretor de seguros não exija um diploma universitário, você pode querer considerar os benefícios de obter um.

Uma educação pós-secundária, seja um diploma de associado, bacharelado ou outro programa de treinamento, fornece uma base sólida de conhecimento, fornece informações para o seu currículo e pode aumentar suas oportunidades de emprego. Ensinos de graduação comuns para corretores de seguros incluem:

  • Economia
  • Administração de Empresas
  • Finança
  • Contabilidade
  • Marketing
  • Psicologia
  • Sociologia

2. Conheça o mercado e a legislação

De acordo com a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) as organizações passaram a contratar mais planos de saúde para sua equipe devido a alta demanda e satisfação do trabalho.

Após fazer parte de uma companhia, seja na operadora ou uma corretora, é preciso estudar a fundo sobre o mercado de planos de saúde e o que diz a legislação sobre esse segmento.

Uma das leis que você precisa conhecer é a Lei nº 8.656/09 de 1998. Quanto mais conhecimento você adquirir, maior será sua credibilidade com os clientes em relação aos planos de saúde.

Leia também: Dicas para captar clientes no mercado de planos de saúde

3. Aprenda a vender

Para se tornar um corretor de planos de saúde, a graduação é um fator crucial, mas saber vender é muito mais. Isso porque você precisa entender as necessidades dos seus clientes e precisa ter excelência durante a negociação.

Além do mais, fazer seu marketing pessoal pode contribuir para que consiga fechar mais vendas durante sua jornada e aumentará o seu rendimento no trabalho. 

4. Saiba se comunicar

A comunicação é essencial em qualquer negócio, mas quando se trata de vendas você precisa aprender as técnicas de uma boa comunicação e usá-la ao seu favor.

Para tanto, se você deseja ser um bom corretor de planos de saúde e ter uma comunicação de excelência, fazer cursos de oratória é uma ideia perfeita. 

5. Invista em tecnologias

Hoje, em qualquer área do mercado você estará de frente com recursos tecnológicos. Na área do mercado de saúde não é diferente. Por isso, você precisa dominar novas tecnologias para conseguir se sobressair e conseguir conquistar muitas vendas.

O mercado digital tem um poder aquisitivo em qualquer segmento e ajuda a alcançar muito mais clientes interessados em seu negócio. Assim, busque sempre estar por dentro das novidades e aprender as novas tecnologias.

6. Ajuda a organização crescer

O seu objetivo será sugerir a opção mais apropriada para aqueles que desejam contratar um plano, levando em consideração suas necessidades, prioridades e custo. 

Durante o atendimento, é essencial que você tenha acesso fácil a todas as informações, portanto mantenha seus documentos e contratos organizados em sua mesa de trabalho.

Ainda assim, você pode aprender sobre técnicas de organização no trabalho e familiarizar-se com diversas ferramentas, tanto físicas quanto virtuais, que podem auxiliar nesse processo e aumentar a sua produtividade.

Vantagens em se tornar um corretor de planos de saúde

Embora o mercado de planos seja competitivo, se tornar um corretor de saúde traz muitas vantagens, pois é lucrativo e você pode crescer ao longo dos anos como um profissional deste mercado.

O mercado de planos de saúde sempre está em constante mudança, por isso, é fundamental sempre se manter atualizado e oferecer opções atrativas aos seus clientes, orientando-os da melhor forma possível.

Além disso, se tornar um corretor de planos de saúde pode ser muito benéfico, especialmente se você se especializa em planos empresariais. Afinal, muitas empresas procuram corretores para oferecer esse benefício aos seus colaboradores.

Por fim, você ingressar em um mercado como esse traz muitas conquistas e visão estratégica, já que você pode conhecer vendedores e empreendedores renomados no mercado e se inspirar neles. 

Gostou do nosso artigo? Não esqueça de acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais informações sobre vendas. 

Postagens recentes

#Curta nossa Fan Page