A exposição prolongada ao sol pode causar queimaduras na pele de vários graus de gravidade, causando vermelhidão, ardência e muito desconforto. No entanto, existem algumas maneiras naturais de ajudar as queimaduras a cicatrizar mais rapidamente, reduzindo a dor e aumentando o conforto.
Em geral, as queimaduras solares podem ser tratadas em casa seguindo estas dicas, mas se houver muito desconforto, é recomendável ir a um centro de saúde para iniciar um tratamento mais adequado, que pode incluir antibióticos, analgésicos ou anti-inflamatórios. drogas inflamatórias. cremes, por exemplo.
Dicas para tratar queimaduras de sol
Diminuir a temperatura da pele
A primeira dica é talvez a mais importante em todo o tratamento de queimaduras solares, que consiste no resfriamento da pele. Para isso, é necessário tomar banho com água fria e deixar escorrer sobre a área afetada por mais 5 a 10 minutos, para que todas as camadas da pele esfriem e a queimação pare.
Cuide da sua saúde com profissionais competentes e previna doenças da pele.
Compressas frias de camomila
Após o resfriamento da queimadura, é normal que permaneça algum desconforto, principalmente se estiver muito quente. Por isso, uma forma de aliviar o desconforto e manter a queimadura fresca é usar uma compressa fria, que pode ser feita com chá de camomila. A camomila tem propriedades calmantes e curativas que ajudam a reparar a pele. No entanto, compressas frias de qualquer tipo podem ajudar com o desconforto.
Para fazer compressas frias, faça chá de camomila, deixe na geladeira até esfriar e molhe uma gaze, um pedaço de algodão ou um pano limpo no chá. Por fim, deve-se retirar o excesso de líquido e aplicar a gaze na pele queimada por alguns minutos várias vezes ao dia.
Tomar cuidado com produtos de higiene
Produtos de higiene como sabonetes e sabão podem agredir a pele, ajudando a secá-la, por isso é melhor tomar banho apenas com água, pelo menos na área afetada, sem esfregar, em caso de queimadura solar. Também não é recomendado usar uma toalha na queimadura durante a secagem, mas deixar a pele secar ao ar livre.
Hidratar bastante a pele
Outro truque muito importante é hidratar bem a pele todos os dias, logo após o banho e várias vezes ao decorrer do dia, aplicando um bom hidratante para combater o ressecamento da pele afetada. Cremes hidratantes e calmantes à base de plantas medicinais, como aloe vera, também podem ser usados, pois acalmam ainda mais a pele e reduzem o desconforto.
Também é recomendado beber pelo menos 1 litro de água por dia para hidratar a pele de dentro para fora.
Gostou do nosso artigo? Não esqueça de acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais informações sobre vendas.