Para ter um negócio bem engajado no mercado, é necessário tomar algumas medidas que sejam amplamente voltadas para o seu empreendimento e entender melhor sobre o desenvolvimento comercial.
Pode parecer estranho, mas ter um negócio desenvolvido é acreditar que todo o planejamento que você fez dará certo. Assim, traçando metas e objetivos, poderá conseguir sucesso na sua empresa.
Por isso, neste artigo, vamos explicar melhor do que se trata esse desenvolvimento comercial e como aplicá-lo para aumentar as suas vendas. Vamos lá?
O que é Desenvolvimento Comercial?
Em termos mais simples, o desenvolvimento comercial pode ser resumido como as ideias, iniciativas e atividades que ajudam a tornar um negócio melhor. Isso inclui o aumento das receitas, o crescimento em termos de expansão dos negócios, o aumento da lucratividade através da construção de parcerias estratégicas e a tomada de decisões estratégicas de negócios.
O desenvolvimento comercial pode incluir muitos objetivos, como crescimento de vendas, expansão de negócios, formação de parcerias estratégicas e aumento da lucratividade.
Além disso, o desenvolvimento comercial bem-sucedido afeta todos os departamentos de uma empresa, incluindo vendas, marketing, manufatura, recursos humanos, contabilidade, finanças, desenvolvimento de produtos e gerenciamento de fornecedores.
Os desenvolvedores do comercial devem estar cientes de novas oportunidades de mercado, possibilidades de expansão, desenvolvimentos de concorrentes e as atuais fontes de receita da empresa.
Entendendo os fundamentos do desenvolvimento de negócios
As atividades de desenvolvimento comercial se estendem por diferentes departamentos, incluindo vendas, marketing, gerenciamento de projetos, gerenciamento de produtos e gerenciamento de fornecedores. Networking, negociações, parcerias e esforços de redução de custos também estão envolvidos.
Todos esses diferentes departamentos e atividades são orientados e alinhados com as metas de desenvolvimento comercial.
Por exemplo, uma empresa tem um produto ou serviço que é bem-sucedido em uma região, como no Brasil. A equipe de desenvolvimento comercial avalia o potencial de expansão adicional.
Após todas as devidas diligências, pesquisas e estudos, constata-se que o produto ou serviço pode ser expandido para uma nova região, como os Estados Unidos ou algum país europeu.
Como aplicar o desenvolvimento comercial e aumentar as suas vendas?
O desenvolvimento comercial é essencial para todos os negócios. Mas por onde começar se quiser geração de leads para sua empresa? Abaixo estão 20 dicas de desenvolvimento comercial para você obter mais negócios. Essas são dicas para todo empresário implementar.
1. Defina metas de crescimento anualmente e revise-as mensalmente.
Se você não sabe qual é o seu objetivo, é muito difícil atingi-lo. Portanto, certifique-se de definir novas metas de negócios que sejam claras e alcançáveis, mas que se estiquem. Em seguida, trabalhe em sua estratégia para cumprir esses objetivos.
2. Observe cada um de seus segmentos de mercado.
Eles são propensos a crescer ou contrair? Existe alguma nova iniciativa ou regulamentação governamental que impacte positiva ou negativamente na sua prestação de serviços? Alguns setores são mais difíceis de penetrar do que outros com os recursos e a posição de mercado que você possui atualmente? A pesquisa do cliente é fundamental.
3. Entenda por que os clientes compram de você.
Se você entender isso claramente, estará mais perto de entender como lançar sua empresa para novos clientes, tanto pessoalmente quanto online.
4. Descubra onde seus clientes vão para obter informações.
Que pode ser online ou offline. Em seguida, faça um plano para ser visível onde eles ficam.
5. Conheça o custo de marketing para atingir seu mercado-alvo
Se você não sabe quanto custam as várias rotas para o mercado, como saberá avaliar a viabilidade de cada opção em relação ao seu orçamento e objetivos?
6. O que você pode fazer sozinho e o que precisa de habilidades especializadas?
Há um custo de oportunidade para DIY, especialmente se você não tiver tempo, recursos, habilidades ou conhecimento. Então, decida o que pode ser feito internamente e quais tarefas essenciais precisam de terceirização.
7. Faça um plano
Mesmo as pequenas empresas precisam entender e traçar as principais tarefas que precisam realizar para gerar novos negócios.
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8. Calcule o ROI para cada método de marketing, área de produto e cada setor de mercado
Por exemplo, se o valor da venda for baixo para um determinado produto ou serviço em um determinado setor, talvez seja necessário usar email marketing ou até mesmo publicidade para atingir um grande público rapidamente a um baixo custo por contato. Se o valor da venda for alto, o toque pessoal (por exemplo, exposições, telemarketing ) é quase definitivamente necessário e o custo da venda aumentará, mas isso é contra um ROI forte que pode justificar o gasto.
9. Obtenha aconselhamento especializado quando necessário
Nenhum gerente de negócios sabe tudo, então aproveite qualquer suporte que você possa obter. Isso pode ser lendo e implementando ações de blogs como esses ou usando um especialista em vendas e marketing para sua estratégia ou implementação de apoio governamental .
10. Torne-se conhecido como um especialista e uma pessoa de referência em seu campo
Isso se refere a informações em torno de sua área de especialização. Receba grandes números de tráfego de pessoas querendo o seu conhecimento. Isso, por sua vez, eleva os rankings do Google e, a partir disso, ganhará novas consultas de negócios.
11. Participe de conversas sobre sua área de especialização
Há muitos deles no Twitter do LinkedIn e em fóruns. Seja visível e seja conhecido como alguém que contribui. Gerencie seu tempo com sabedoria e selecione discussões que mostrem suas habilidades para pessoas que possam querer ou recomendar seus serviços.
12. Trabalhe em seu site
Muitos sites foram projetados há vários anos. A tecnologia e os gostos mudaram e o advento das redes sociais mudou a forma como consumimos informação online. O seu site agora está adequado ao propósito ou parece um site cansado baseado em brochuras que simplesmente fornece informações básicas sobre seus serviços?
13. Entre na mídia social antes que seja tarde demais
A mídia social é uma mudança fundamental na forma como nos comunicamos socialmente e nos negócios. Os gerentes mais jovens chegaram ao local de trabalho e esperam se envolver em diferentes plataformas, não apenas por e-mail e em seu site. Você precisa jogar nesta arena ou desaparecerá das listas de pesquisa e de fornecedores em potencial.
14. Seja um consultor e não um vendedor
Nenhum comprador gosta de ser vendido. As técnicas de venda antiquadas já se foram. Hoje em dia, especialmente com um valor de venda mais alto, você deve estar preparado para dar bons conselhos, mesmo que isso signifique nenhuma venda naquele momento. Goodwill e recomendação têm mais valor a longo prazo do que ganhos de vendas a curto prazo quando essa venda pode não ser a solução certa para o cliente.
15. Faça algo relacionado a novos negócios todos os dias
Certifique-se de que seus colegas também se concentrem no novo esforço de negócios. Pode ser tão simples quanto ligar para um cliente em potencial, escrever um blog ou enviar um e-mail. Mas faça disso uma disciplina para que novos negócios sejam uma tarefa diária.
16. Pense em conteúdo e não em publicidade
O conteúdo é o que atrai os clientes para o seu site, os mantém engajados em seus boletins informativos e é o que os incentiva a segui-lo, compartilhar suas informações, recomendar você e as coisas favoritas que você produz. Portanto, concentre-se menos em mensagens de ‘push’ de vendas de transmissão e mais em envolver a transferência de conhecimento.
17. Compartilhe esse conhecimento.
O conteúdo é ótimo, mas você não pode confiar que as pessoas simplesmente encontram seu site. Os compradores consultam cada vez mais suas redes e encontram conteúdos relevantes por meio das mídias sociais. Isso significa que você precisa compartilhar suas informações através do Twitter, Facebook, YouTube e outras plataformas sociais. O Google + e o YouTube são particularmente importantes em um contexto B2B, pois ambos são cada vez mais encontrados nos resultados de pesquisa.
18. Construa sua rede
Isso significa tanto offline quanto online. As pessoas não podem comprar seus serviços ou recomendá-lo se você não estiver lá. Isso significa agendar tempo para participar de eventos de networking e também para participar de conversas relevantes em fóruns online usando o LinkedIn e assim por diante. A influência social é cada vez mais importante, então comece a construir sua rede .
19. Mantenha-se atualizado
O ritmo de mudança, especialmente online, é enorme. Embora você certamente não possa perseguir todas as novidades que surgem, você precisa garantir que se mantenha atualizado com os desenvolvimentos e, idealmente, mantenha-se à frente da concorrência. Talvez isso signifique gravar um Google Hangout ou um vídeo simples ou até mesmo um podcast. Estes não precisam ser baratos e não são muito demorados. O que eles fazem, no entanto, é torná-lo credível e visível e apoiar o SEO.
20. Descubra quem chega aos seus clientes antes de você
Pode-se chamar esses influenciadores no sentido online e eles podem se desenvolver em possíveis alianças estratégicas. O ponto é que essas são as pessoas a serem usadas para obter conhecimento e se envolver para alcançar seus clientes. Trata-se de interesse mútuo e as parcerias podem ser valiosas para ambos os lados.
21. Lembre-se de que é um jogo longo e não uma corrida curta
Como mencionado anteriormente, o desenvolvimento comercial é uma tarefa diária e não acontece da noite para o dia. Você tem que focar nisso. Não em detrimento do seu trabalho diário, a menos que seja o seu trabalho diário, é claro, mas trata-se de olhar para o futuro e garantir que você tenha um fluxo constante de leads provenientes de diferentes canais.
As dicas acima não são exaustivas. No entanto, nenhuma organização pode ignorar sua importância e, se você seguir essas 20 dicas de desenvolvimento comercial para obter mais negócios, estará muito mais perto de cumprir seus objetivos de vendas no próximo ano.
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