Entenda as diferenças entre planos de saúde individuais e empresariais

A contratação de um plano de saúde é fundamental, porém, muitos clientes durante essa decisão, têm dúvidas sobre a diferença entre planos de saúde individuais e empresariais.

Apesar de parecerem similares, há sim algumas diferenças entre esses dois produtos, especialmente na precificação, coberturas, dependentes, carências e quem pode contratar.

Neste artigo vamos apresentar esses principais pontos para que você não fique com dúvidas e escolha a melhor opção. 

Entenda as diferenças entre planos de saúde individuais e empresariais

Entenda as diferenças entre planos de saúde individuais e empresariais
Mulher comemorando

Nos tópicos a seguir, você confere as principais diferenças entre os planos de saúde individuais e familiares para você encontrar a sua melhor opção. 

Quem pode contratar 

Uma das principais diferenças entre planos de saúde individuais e empresariais é quem pode contratar esses dois produtos do setor. Na primeira opção ele deve ser contratado por pessoas físicas, enquanto na segunda deve ser contratado por pessoas jurídicas

Vale destacar que, quando mencionamos sobre pessoas jurídicas, também inclui os microempreendedores individuais, isto é, a modalidade MEI. Contudo, esse empreendedor deverá ter apenas um funcionário para a contratação do plano.

Preços 

Outro diferencial entre esses dois produtos é que, na opção para empresas, os planos de saúde tendem a ser mais baratos do que o plano para pessoa física. Essa diferença pode chegar até 30% a menos.

Isso é levado em consideração também pelo número de vidas que está vinculada ao CNPJ da empresa. Para tanto, a contratação para empresas é obrigatório que haja no mínimo duas vidas. 

Período de carências

O período de carências também é outro fator que diferencia o plano de saúde individual e empresarial. 

Embora a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determine o prazo máximo em situações divergentes, como consultas, exames e parto, para contratos empresariais essas carências podem ser reduzidas — o que vai depender do número de vidas em contrato. 

Quando um novo colaborador é contratado na empresa, na maioria das vezes, ele pode começar a utilizar seu plano empresarial — o que dificilmente acontece em plano de saúde individual.

Leia também: Guia completo para corretores de Plano de Saúde

Inclusão de dependentes

Essa é uma dúvida que pode deixar muitos beneficiários de cabelo em pé. Algumas empresas podem conversar com as operadoras para determinar a inclusão ou não de dependentes no convênio.

Por outro lado, o grau de parentesco também pode mudar. Geralmente, considera incluir cônjuges, filhos ou companheiros, contudo, a ANS também determina que a inclusão pode ser feita para parentesco de terceiro grau ou segundo, como netos, sobrinhos, sogros, mãe, pai, mas isso pode variar de plano para plano.

Agora no plano de saúde individual, como o próprio nome diz, é necessário que tenha apenas uma pessoa, quando se deseja incluir um dependente, deixa de ser individual para tornar-se familiar.

Leia também: O corretor de planos de saúde na era digital

Reajuste 

Quando falamos de reajuste, isso pode assustar muitos clientes, porém, é necessário. O cálculo do reajuste do plano pode ocorrer na mudança de faixa etária do beneficiário e anualmente. Já no plano individual, baseia-se também nas regulamentações e nos limites determinados pelo órgão. 

Tipo de cobertura

Geralmente, os planos de saúde empresarial contam com uma ampla rede de atendimento, dando acesso aos beneficiários tanto na própria rede de atendimento da operadora quanto na credenciada.

Já os planos de saúde individuais são mais direcionados na rede própria de atendimento, mas vai depender de cada operadora designar sua carteira de clientes aos acessos do plano de saúde. 

E agora que você leu todas as diferenças entre planos de saúde individuais e empresariais, aproveite para conhecer as opções de operadoras que temos disponíveis em nosso site. 

Mas, se ainda tem alguma dúvida em relação a esses dois produtos, não deixe de conversar com um dos nossos consultores para esclarecê-las.

Gostou do nosso artigo? Não esqueça de acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais informações sobre vendas. 

Postagens recentes

#Curta nossa Fan Page