Guia completo para corretores de Plano de Saúde

Está pensando em vender plano de saúde? Atuar no mercado de saúde é uma oportunidade gratificante em que você ajuda indivíduos e famílias a entender suas opções de assistência médica e ganha uma comissão generosa enquanto faz isso.

O corretor tem um papel fundamental na vida dos clientes que têm interesse em contratar esse tipo de serviço. 

Afinal, embora não seja tão difícil entender sobre as funcionalidades de um convênio médico, muitos ainda não sabem suas características e como diferenciar um plano de outro.

Por isso, no artigo de hoje, você vai conferir um guia completo para corretores de plano de saúde, como se destacar da concorrência, as estratégias para ser um bom profissional no mercado e como criar um bom relacionamento com profissionais da área da saúde. Boa leitura!

A importância de ter um diferencial que o destaque dos demais corretores de planos de saúde

Guia completo para corretores de Plano de Saúde
Como o corretor se destaca

Corretores de planos de saúde enfrentam atualmente uma série de dificuldades que dificultam seu trabalho diário e, principalmente, dificultam muito a sua diferenciação em relação aos demais profissionais. Estes são os principais:

  • O setor de planos de saúde está cada vez mais globalizado, é mais competitivo e, portanto, custa muito mais para colocar produtos e se firmar no mercado.
  • Os clientes têm muita informação e fácil acesso, principalmente pela Internet. Um dos exemplos mais claros são os comparadores de planos de saúde online.
  • Os produtos de planos de saúde e as diferentes ofertas das empresas tendem a ser muito semelhantes, tanto em preços como em coberturas.

Então, o que um corretor de planos de saúde pode fazer para superar essas barreiras e oferecer um serviço diferenciado e valorizado pelos clientes? Não existe uma fórmula mágica para responder a essa pergunta, mas seguir essas linhas de trabalho tem se mostrado de grande ajuda:

Não foque apenas no preço

Vivemos tempos caracterizados pela similitude de ofertas e preços no setor de planos de saúde, pelo que hoje não é eficaz centrar os argumentos de venda exclusivamente no preço.

Além disso, muitos clientes estão muito bem informados e os dados de preços fornecidos pelo corretor não são susceptíveis de lhes dizer nada de novo.

Ofereça serviços adicionais

Se você quer estar um degrau acima de seus rivais profissionais, o corretor de planos de saúde deve tentar incorporar serviços inovadores, aqueles que os demais não oferecem ou não divulgam adequadamente.

O setor de seguros é complexo e um corretor tem muito a contribuir: desde estudos comparativos das diversas opções, detalhando prós e contras, até estatísticas das coberturas mais utilizadas, passando por procedimentos que facilitam o relacionamento do cliente com as empresas e evitam complicações. 

Leia também: O corretor de planos de saúde na era digital

Conhecimento abrangente

O corretor de plano de saúde deve se tornar um especialista neste mercado, entendendo os diferentes tipos de cobertura, benefícios oferecidos, redes credenciadas de hospitais, clínicas e laboratórios, assim como as regulamentações vinculadas.

Assim, manter-se atualizado ajuda nas mudanças e tendências que ocorrem no setor para prestar informações precisas e relevantes aos clientes.

Atendimento personalizado

Os corretores de plano de saúde devem valorizar cada cliente de forma individual, compreendendo suas necessidades, orçamentos e preferências em cada convênio. Deve oferecer soluções personalizadas, orientando cada escolha no plano de saúde mais adequado para suas necessidades específicas.

Transparência

A transparência é um fator crucial durante a proposta para a contratação de um plano de saúde por parte de cada cliente. Ou seja, o corretor de planos de saúde deve ser transparente e honesto em todas as interações com seus clientes.

Para tanto, deve explicar claramente os termos e condições dos planos, bem como as cláusulas previstas em contrato, incluindo limitações e exclusões para evitar surpresas desagradáveis futuramente.

Leia também: Melhores práticas de atendimento ao cliente

Networking

Outro fator importante para se destacar da concorrência é a construção do networking. O corretor precisa manter uma ampla rede de contatos com provedores de saúde, hospitais e médicos.

Isso permitirá que ele ofereça opções diversificadas aos seus clientes, aumentando sua credibilidade e reputação como corretor de plano de saúde.

Atualização constante

O conhecimento nunca é demais e como em qualquer área do mercado, como um bom corretor de plano de saúde não é diferente. 

O profissional deve continuar aprimorando suas habilidades profissionais por meio de cursos, treinamentos, workshops e participação de eventos do setor

Essa prática o manterá atualizado sobre as melhores práticas e novidades do mercado de saúde.

Marketing eficaz

O marketing precisa ser usado por qualquer profissional e o corretor não deve deixar as estratégias de marketing de lado. Isso porque esse método ajuda a promover seus serviços de maneira eficaz.

Isso também inclui sua presença online, com um site profissional nas mídias sociais, blog com conteúdos relevantes otimizados com mecanismos de SEO e deve divulgar sob permissão o depoimento de clientes satisfeitos para destacar a qualidade do seu trabalho.

Leia também: Construa uma marca pessoal como corretor de planos de saúde

Parcerias eficientes

A importância das parcerias estratégicas para ampliar sua base de clientes e oferecer um serviço mais abrangente é fundamental para sua rede de planos de saúde. Isso permite:

  • Acesso a uma variedade de planos: quando estabelece parcerias com corretoras e provedores de saúde, o corretor terá acesso a uma ampla gama de planos de saúde, permitindo que este profissional oferece serviços diversificados aos seus clientes, conseguindo atender as necessidades e preferências, ajudando também o cliente a escolher a melhor opção para eles.
  • Maior credibilidade e reputação: o corretor que atua com as corretoras ou provedores de saúde renomados também consegue ganhar credibilidade e confiança dos clientes. Essas parcerias como modelo estratégico com empresas bem estabelecidas no mercado demonstra sua expertise e capacidade de proporcionar serviços de qualidade, atraindo mais clientes.
  • Acesso a recursos e suporte: as parcerias permitem que os corretores de plano de saúde tenham acesso a recursos adicionais e suporte das corretoras de plano de saúde. Isso permite realizar treinamentos, suporte técnico e informações atualizadas sobre os produtos e serviços, contribuindo na melhoria de suas habilidades.
    Sinergia de negócios: outra importância de contar com essas parcerias resulta em sinergias de negócios, ou seja, ambas as partes saem ganhando. O trabalho em conjunto permite que, tanto os corretores, quanto as corretoras possam trocar conhecimentos e experiências, compartilhando leads e oportunidades de negócios
  • Serviço mais abrangente: os corretores de planos de saúde podem fornecer informações sobre programas de bem-estar, serviços de suporte ao cliente, acesso a redes de médicos, descontos em farmácias, entre outros. Isso dará acesso à valorização do seu trabalho e não será apenas um corretor de planos de saúde, mas também oferecerá aos clientes um pacote completo de serviços vinculados à saúde e bem-estar. 

Excelência no atendimento pós-venda

Manter o contato regular com os seus clientes após a venda de um plano de saúde é fundamental. 

Os corretores de plano de saúde devem estar disponíveis para responder quaisquer dúvidas ou preocupações que possam surgir por parte dos seus clientes

Demonstre seu comprometimento com a satisfação do cliente e a resolução de problemas de maneira rápida e eficiente. 

Além dessas estratégias, não esqueça de seguir as diretrizes e regulamentações específicas do setor para que possa garantir a conformidade legal em suas atividades como corretor de planos de saúde. 

Gostou do nosso artigo sobre guia completo para corretores de plano de saúde? Não esqueça de acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais informações sobre vendas. 

Postagens recentes

#Curta nossa Fan Page