Você já ouviu falar sobre hard skills e soft skills e a diferença entre eles? As hard skills referem-se ao conhecimento e às habilidades relacionadas ao trabalho que os funcionários precisam para desempenhar suas funções de maneira eficaz.
As soft skills, por outro lado, são as qualidades pessoais que ajudam os funcionários a realmente prosperar no local de trabalho. As hard skills ajudam a identificar os candidatos que são bons no papel, enquanto as soft skills indicam quais desses candidatos também são bons pessoalmente. Isso significa que você precisa de uma boa mistura de hard e soft skills em cada funcionário para que eles possam ter sucesso em sua função.
Por exemplo, imagine que você está contratando um desenvolvedor. Alguns exemplos de hard skills que são necessários para esta função incluem conhecimento de linguagens de programação específicas (por exemplo, Java), frameworks e ferramentas. Por outro lado, exemplos úteis de soft skills são: colaboração, atitude de resolução de problemas e habilidades de gerenciamento de tempo.
Aqui estão as diferenças entre hard e soft skills com mais detalhes:
As hard skills, também chamadas de hard skills, são específicas do trabalho, relevantes para cada cargo e nível de antiguidade. Em outras palavras, cada posição em cada empresa exigirá uma lista exclusiva de hard skills. Por exemplo, um contador precisa saber conciliar extratos bancários, enquanto esse conhecimento é desnecessário para um desenvolvedor.
Ao mesmo tempo, a reconciliação é importante para os contadores, independentemente de seu nível de experiência, mas preparar orçamentos de negócios é uma habilidade que geralmente não é exigida de um contador júnior.
As soft skills são características gerais, relevantes para os traços de personalidade. Algumas soft skills você gostaria de ver em todos os funcionários, independentemente de sua posição ou especialização, enquanto outras soft skills fazem sentido em determinados cargos e são menos importantes em outros.
Por exemplo, se você valoriza a colaboração em sua empresa, deseja contratar funcionários que sejam ótimos membros de equipe e possam se comunicar bem com os outros.
Por outro lado, as habilidades de networking e construção de relacionamentos podem ser essenciais para funções de vendas e marketing, mas irrelevantes para funções de engenharia. Da mesma forma, as habilidades de liderança fazem sentido para pessoas que irão gerenciar uma equipe, independentemente do departamento.
Leia também: Desenvolvimento Comercial: O que é e como Aplicar para aumentar suas vendas!
Os funcionários desenvolvem hard skills por meio da educação e da prática no trabalho, enquanto desenvolvem soft skills por meio de várias experiências profissionais e pessoais ao longo da vida. Por exemplo, os profissionais de marketing podem aprender técnicas e ferramentas de marketing participando de um curso de marketing, enquanto podem aumentar suas habilidades de colaboração participando de um time esportivo.
As hard skills são mensuráveis e podem ser descritas usando critérios numéricos ou sim/não. Por outro lado, as soft skills são muitas vezes intangíveis ou difíceis de quantificar e são geralmente descritas com escalas qualitativas. Por exemplo, um vendedor pode ser
um excelente usuário do software que utiliza seus recursos diariamente nos últimos 5 anos e um bom comunicador sendo capaz de explicar “bastante bem” os benefícios de um produto para um cliente em potencial.
Você pode avaliar as hard skills por meio de currículos, portfólios, tarefas relacionadas ao trabalho e perguntas de entrevista específicas de função.
Por outro lado, as soft skills são melhor avaliadas fazendo perguntas de entrevista situacionais e comportamentais, usando perguntas e testes de soft skills e levando em consideração as características gerais de personalidade do candidato, conforme apresentadas durante todo o processo de contratação.
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