O inbound marketing é um método de atrair novos clientes em potencial para o seu negócio e nutri-los para se tornarem clientes, fornecendo-lhes respostas e soluções úteis em todas as etapas da jornada do comprador. Trata-se de encontrar seus clientes em potencial onde eles estão – se eles acabaram de perceber que têm uma necessidade ou passaram meses pesquisando suas possíveis soluções – e fornecendo valor.
Por conta desse foco nas necessidades dos prospects, a metodologia de inbound ajuda as empresas a gerar leads mais qualificados e, consequentemente, mais vendas, além de identificar métricas importantes que os ajudam a entender melhor o retorno do investimento de seu marketing.
Independentemente do setor, marca ou público, existem quatro estágios básicos da metodologia de inbound marketing e eles não mudaram desde que os fundadores da HubSpot, Brian Halligan e Dharmesh Shah, cunharam o termo em 2010.
As táticas de inbound marketing incluem tudo, desde marketing de conteúdo e mídias sociais até SEO técnico e otimização de UX, marketing por e-mail, vídeo e até publicidade digital.
Quaisquer que sejam os métodos específicos, o objetivo é fornecer valor aos seus clientes em potencial e desenvolver um relacionamento com eles muito antes de fazer uma compra, e continuar esse relacionamento por muito tempo.
Simplificando, o inbound marketing ajuda as empresas a gerar estrategicamente leads novos e qualificados que as equipes de marketing e vendas podem nutrir e converter em mais clientes.
Táticas de entrada, como blogs, marketing de mídia social e otimização de mecanismos de pesquisa, ajudam a trazer mais tráfego para seu site, onde a utilização inteligente de conteúdo de alto valor e frases de chamariz fortes podem transformar esses visitantes em novos leads.
Para organizações tradicionalmente orientadas para vendas, a metodologia de inbound pode facilitar a vida de seus representantes de vendas, identificando quem são os tipos certos de clientes, quanto esses clientes valem para sua empresa e quais perguntas esses clientes ideais precisam responder quando estiverem procurando um provedor de serviços ou solução de produto.
No entanto, o inbound marketing é mais do que apenas atrair mais tráfego. A metodologia de inbound ajuda as empresas a planejar estratégias para atrair os clientes mais adequados.
Essas estratégias incluem responder a perguntas e agregar valor criando conteúdo original que as pessoas podem encontrar com o Google e outros mecanismos de pesquisa.
As equipes de marketing geralmente entregam esse conteúdo original por meio de postagens de blog, podcasts, guias para download, mídia social, webinars, vídeo e outras mídias. O Inbound pode ajudar a construir uma marca, atingir um nicho de mercado ou dar maior visibilidade sobre o que está funcionando e o que não está.
Muitas equipes de marketing que não aderiram totalmente ao inbound marketing usam uma variedade de táticas de entrada, incluindo publicidade, otimização de mecanismos de pesquisa, mídia social e marketing por e-mail. Ao diversificar as táticas, as equipes de marketing se esforçam para aumentar suas chances de sucesso, mas muitas vezes não têm uma maneira coesa de descobrir se esses esforços estão funcionando.
As equipes de marketing que têm sucesso com o inbound marketing são capazes de planejar táticas holísticas e mensuráveis. Por exemplo, ao entender o valor vitalício de um cliente e, em seguida, criar uma campanha que rastreie como a mídia social, uma oferta de conteúdo promovida em uma feira, publicidade online e marketing por e-mail de acompanhamento funcionam juntos, os profissionais de inbound marketing obtêm uma visão muito mais clara imagem de qual é o retorno sobre o investimento e quão eficazes são os seus esforços.
Imagine se seu site funcionasse para você gerar leads mesmo quando sua equipe de vendas terminasse o dia. Quanto sua equipe de vendas se beneficiaria ao obter leads novos e qualificados completos com inteligência de negócios, incluindo cargo, informações de orçamento, produtos ou soluções necessários e qual solução o cliente em potencial usa atualmente?
As empresas que usam software de inbound marketing obtêm até três vezes mais visitas a sites e quase quatro vezes mais leads. Quase metade de todos os compradores visualiza até cinco peças de conteúdo antes de se envolver com um representante de vendas, de acordo com o site de marketing online Demand Gen Report.
Além disso, o software de inbound marketing pode ajudar as empresas a reunir um histórico de como cada lead interage com o site da sua empresa ou propriedades online, como mídia social e email marketing.
Planejar o design, o conteúdo de marketing e a funcionalidade do seu site para atrair os leads que você deseja e alimentá-los até que estejam prontos para conversar com sua equipe de vendas ajuda a aumentar seus resultados.
Quando implementada corretamente, a metodologia de inbound fornece aos líderes de negócios uma visão clara de onde os leads vêm e quanto custa adquiri-los. O inbound marketing ajudará sua empresa ou organização a atrair mais visitantes para seu site.
E os visitantes que não estão prontos para comprar? Ou aqueles que não são clientes ideais? As equipes de vendas e marketing podem filtrar perspectivas fortes de pesquisadores casuais com ofertas qualificadas que usam marketing de permissão, como o envio de formulários. Ao avaliar o nível e a área de interesse de um visitante, oferecendo ajuda que requer o preenchimento de um formulário, seu site se torna uma ferramenta de geração de leads que ajuda a separar compradores reais de leads não qualificados.
A pontuação de leads é outro elemento do inbound marketing que oferece às empresas uma maneira de identificar bons clientes em potencial com base simplesmente no que você sabe sobre eles e como eles interagiram com seu site, email marketing ou outro marketing online.
A pontuação de leads atribui automaticamente valores de pontos para critérios de prospects, como orçamento, cargo, downloads de conteúdo, cliques de e-mail, região ou até mesmo nome da empresa e endereço do site.
Ao criar esse sistema de pontuação automático, seu site e ferramentas de automação de marketing criam um funil de vendas e marketing para filtrar os visitantes do site em grupos de pesquisadores casuais, clientes em potencial e leads quentes prontos para conversar com sua equipe de vendas.
Os profissionais de marketing agora têm acesso a grandes quantidades de dados disponíveis que não existiam 30 anos atrás e o inbound marketing dá às empresas o poder de aproveitar esses dados. Consequentemente, os dias de lançar uma mensagem para um público de massa e cruzar os dedos acabaram.
Agora você pode se comunicar com novos clientes em potencial de forma mais segmentada, ou mesmo em relacionamentos individuais, com maior conhecimento de com quem você está falando é do que eles precisam.
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