Prova Social: Acelere suas vendas com esse gatilho mental

A prova social é a teoria de que as pessoas tomarão suas decisões com base nas escolhas de outras pessoas. 

Em marketing, isso normalmente se refere a evidências sobre um produto ou serviço de pessoas que ajudarão a influenciar outros compradores.

Como profissional de marketing, você deseja que sua prova social seja positiva e incentive seus leads e clientes em potencial a dar uma chance aos seus produtos e serviços. 

Portanto, ter diferentes exemplos de prova social incorporados em suas estratégias de marketing é importante para garantir que você tenha algum nível de controle sobre a psicologia de sua base de clientes.

A Psicologia da Prova Social

Prova Social: Use esse gatilho Mental para acelerar suas vendas!
Mulher se comunicando com alto falante

A prova social não é apenas uma ideia de marketing – é uma teoria psicológica comprovada baseada no comportamento dos humanos. 

Como animais sociais, os seres humanos dependerão das escolhas dos outros para ajudá-los na incerteza. 

E é provável que você tenha sido influenciado pela prova social muitas vezes em sua vida.

À medida que as pessoas mudam a forma como compram produtos e serviços, tendem a confiar nas opiniões anteriores formadas por aqueles que usaram tais produtos ou serviços em detrimento das declarações feitas pela empresa. 

Afinal, um vendedor não vai querer lhe contar as possíveis falhas de um produto. 

Mas se um depoimento de um usuário afirma que um produto funciona ou um serviço obteve resultados, isso cria uma sensação de confiança e legitimidade na empresa que a empresa não pode criar sozinha.

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Por que a prova social ainda é relevante?


A prova social não perdeu sua relevância ao longo do tempo. Na verdade, a prova social é mais importante agora do que nunca. 

À medida que mais e mais clientes realizam suas próprias pesquisas antes de entrar em contato com um vendedor, a prova social geralmente é o primeiro “ponto de contato” que sua empresa terá com um cliente em potencial.

A prova social funciona de forma diferente de outras estratégias de marketing e vendas devido ao impacto psicológico que tem. 

Usar a prova social a seu favor significa que você não apenas está compartilhando histórias de sucesso e promovendo seus produtos ou serviços, mas também orientando os clientes em potencial na direção que eles desejam seguir com as evidências que estão procurando.

Cuidado com a prova social negativa


É importante ter em mente que a prova social não é apenas um ciclo de feedback positivo. 

Assim como pode guiar seus leads para fazer uma compra, a prova social pode rapidamente impedi-los de querer escolher seus produtos ou serviços.

É outra razão pela qual ter uma estratégia para utilizar a prova social é um passo fundamental para o sucesso do marketing digital .

Exemplos de Prova Social


Então, quais são os exemplos de prova social? E como você pode usá-los a seu favor ao planejar uma estratégia de marketing ou vendas? 

Vamos dar uma olhada em exemplos de prova social e como você pode usá-los em seu negócio.

1. Depoimentos


Depoimentos são recomendações rápidas de seus clientes sobre seus produtos ou serviços. 

Normalmente, em formato de vídeo ou cotação, um depoimento vem de clientes reais que desejam compartilhar suas experiências com sua marca e recomendar você a outros leads em potencial.

2. Apoios de influenciadores e celebridades


As pessoas têm um senso de confiança e crença nas opiniões de influenciadores e celebridades, bem como o desejo de imitar e espelhar seus comportamentos. 

Portanto, obter o endosso de celebridades ou influenciadores em seus produtos adiciona outra camada ao impacto psicológico da prova social.

Os endossos de celebridades, em particular, podem ser bastante caros, então muitas empresas querem usar influenciadores locais ou do setor para ajudar a aumentar a conscientização e as vendas. 

Mas seja cauteloso – quando você vincula sua marca à marca de uma celebridade ou influenciador, as duas reputações se entrelaçam. 

Se um embaixador da marca da sua empresa faz algo que o público considera não confiável, a reputação da sua empresa também pode ser afetada.

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3. Comentários


As avaliações são o feedback dado por qualquer usuário ou cliente sobre seus produtos e serviços. 

Esse tipo de prova social pode ser encontrado em mecanismos de pesquisa como Google, sites de comércio eletrônico como Amazon ou em sites de revisão especializados como Yelp ou Tripadvisor.

As revisões podem ser difíceis, pois estão fora de seu controle e nas mãos dos usuários. Embora todos esperemos que as pessoas gostem de nossos produtos e serviços e os recomendem, nem sempre é o caso. 

O maior erro que você pode cometer é tentar ocultar ou excluir comentários negativos, pois isso só refletirá mal na confiabilidade da sua empresa. 

Em vez disso, tente responder rapidamente às críticas negativas com um pedido de desculpas sincero e uma oferta para compensar a situação.

4. Compartilhamento Social

Prova Social: Use esse gatilho Mental para acelerar suas vendas!
Vendedor

Os compartilhamentos sociais são uma ótima maneira de se conectar com clientes em potencial, pois mais e mais pessoas passam tempo nas mídias sociais. 

Quando você tem postagens compartilhadas, as pessoas confiam mais na sua marca, pois não são apenas suas contas que promovem sua empresa.

Passe algum tempo desenvolvendo sua estratégia de mídia social para ser envolvente e interessante o suficiente para que os seguidores queiram compartilhar o conteúdo.

5. Prêmios e Menções


Embora a prova social venha em grande parte de seus clientes, ela também pode vir de outras organizações. 

Quando sua marca recebe um artigo em uma revista ou site, ou recebe um prêmio, compartilhá-lo é uma ótima maneira de aumentar a confiança em sua empresa.

Embora você não possa garantir que receberá prêmios ou menções, pode tentar se candidatar a quantas oportunidades puder.

Busque oportunidades de prêmios do setor ou publicações em busca de recursos. 

Quando você receber um elogio, exiba-o em seu site e compartilhe-o nas mídias sociais com agradecimentos sinceros.

6. Estudos de caso


Assim como os depoimentos, os estudos de caso são exemplos reais de sucesso de seus clientes. 

O que os torna diferentes é a quantidade de profundidade colocada na prova. 

Os estudos de caso geralmente são peças de conteúdo de formato mais longo que detalham o resultado exato que um cliente teve.

Seus estudos de caso são outro exemplo de prova social sobre a qual você tem controle. 

Escolher clientes que tiveram ótimos resultados com seus produtos ou serviços pode ajudar a criar confiança com os clientes em potencial, e o nível de detalhes e as estatísticas exibidas dependem de você.

Conclusão


Talvez a prova social seja o que está faltando em suas estratégias

A prova social é uma maneira importante e eficaz de usar a psicologia e o feedback positivo que sua empresa recebe em seu benefício. 

Usar estratégias de prova social que constroem confiança e boa vontade em relação aos seus produtos ou serviços , mantendo-se atento às maneiras pelas quais a prova social pode impactá-lo negativamente, garante que você tenha todo o terreno coberto.

O objetivo final da prova social é aumentar o número de conversões provenientes de fontes online.

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