Quanto custa um lead

Você que tem o seu próprio negócio e deseja atrair novos clientes, precisa fazer todo o planejamento e orçamento, certo? Para abrir a sua empresa e captar novos leads, existem algumas etapas, inclusive saber o custo por lead para conquistar novos clientes. 

Por isso, o valor de um lead é um fator crucial para você investir no marketing da sua empresa, como também para entender quais são os melhores resultados gerados para o seu negócio. Que tal entender mais sobre isso? Acompanhe este artigo que vamos te explicar!

O que é o custo por lead?

Quanto custa um lead
Lead

O custo por lead pode ser entendido como a divisão do valor para gerar a campanha do seu produto ou negócio e o número de pessoas que se interessam pelo seu negócio, mesmo que ainda não fecharam a compra, por exemplo.

Suponhamos que você tenha investido 50 mil reais de seu orçamento de marketing (contando desde o começo até o projeto final da sua campanha) e que, durante este tempo, tenha conseguido atrair a atenção de 10 mil pessoas (possíveis clientes), que demonstraram interessadas no seu produto ou serviço.

Logo, dá para entender nesse exemplo que o custo por lead foi de 5 reais. Você também pode mudar os valores nesse caso. Se por um acaso investir 250 mil em marketing e 20 mil se interessaram, o custo disso será de 12 reais e 50 centavos.

Leia mais: Leads de Plano de Saúde 100% Grátis.

Como calcular o custo por lead?


Para saber como calcular o custo por lead, é muito simples e fácil. Assim, você consegue ter ideia no orçamento para captar novos clientes. Mas, antes disso, daremos outro exemplo prático:

CPL = Investimento de Marketing /Número de Leads

Supnha que a sua empresa elaborou uma estratégia de Inbound Marketing, contudo, para aplicá-la, você fez um investimento de 4 mil reais. Desse investimento, teve um retorno total de 3 mil cliques na sua landing page. 

Ademais, pense que essa landing page gerou um total de 400 leads. Assim, o custo por lead, neste exemplo, pode ser calculado da seguinte forma:

CPL = 4.000 (Investimento de Marketing) / 400 (Número de Leads)

CPL = Aproximadamente R$10.

Vale destacar que, de acordo com os estudos da Martech, o custo por lead é três vezes mais barato para empresas que utilizam o modelo de prospecção inbound, embora 82% dos entrevistados informaram que não sabiam quanto estava esse valor em seus empreendimentos.

Quais outros fatores para obter o custo por lead?

Quais outros fatores para obter o custo por lead?
Empresárias analisando os leads das suas empresas

O gestor de marketing da empresa deve fazer o acompanhamento das métricas para se certificar de que o negócio está indo bem e de forma saudável. Nesse sentido, outros pontos devem ser analisados. 

Custo por Clique


O custo por clique (CPC) mede o custo médio por clique através de links patrocinados de campanhas em redes sociais, por exemplo, Facebook e Instagram, ou mesmo no Google utilizando outras ações de marketing. O cálculo pode ser feito dessa maneira:

CPC = Valor do Investimento / Número de Cliques

Lead por Venda


O lead por venda (LPV) oferece a opção de calcular a quantidade de leads necessários para que uma conversão seja gerada em uma venda para a empresa. Isso faz com que o gestor tenha ideia do quão positiva a campanha está sendo para o seu negócio e na captação de novos clientes. 

LPV = Número de Leads / Número de Vendas

Custo por Venda


O custo por venda (CPV) é a soma do custo por lead e o lead por venda (descartando o custo gerado na produção, equipe de marketing e manutenções necessárias). Assim, o cálculo pode ser feito da seguinte forma:

CPV = Custo Por Lead (CPL) x Lead Por Venda (LPV)

Conclusão


Saber quanto custa um lead é muito importante para você entender o quão positivo ou negativo está sendo o investimento no seu negócio e claro, se isso está sendo feito da forma correta para atrair novos clientes.

Portanto, é fundamental entender se as suas ações para o marketing da sua empresa estão atingindo o que você almeja e se esses leads no final trarão conversão para a venda do seu produto ou negócio. 

Lembre-se de que é muito importante acompanhar todas as etapas do custo por lead e quais serão as novas estratégias necessárias para alcançar o sucesso da empresa. 

Gostou do nosso artigo? Aproveite para acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais informações sobre leads.

Postagens recentes

#Curta nossa Fan Page