Síndrome de Ramsay Hunt: Sintomas e tratamento

A síndrome de Ramsay Hunt trata-se de uma infecção do nervo facial e auditivo que ocasiona paralisia facial, problemas auditivos, vertigens e surgimento de manchas ou bolhas vermelhas na área da orelha.

Conhecida como herpes zóster do ouvido, é provocada pelo vírus herpes zóster, o mesmo vírus responsável pela catapora, que se localiza adormecido num gânglio do nervo facial. Pessoas com que possuem o sistema imunológico mais frágil, geralmente possuindo algumas patologias como diabetes ou doenças autoimunes, têm tendência para que ocorra a reativação.

Contudo, a síndrome de Ramsay Hunt não é contagiosa, mas vale ressaltar que o vírus herpes zóster pode ser encontrado nas bolhas presentes junto da orelha, podendo, assim, ser transmitido, ocasionando catapora em pessoas que não foram infectadas anteriormente pelo vírus, provocando o desenvolvimento da infecção.

Sintomas

O principais sintomas são:

  • Febre
  • Olhos secos 
  • Alterações no paladar 
  • Paralisia facial 
  • Vertigem 
  • Dor de cabeça
  • Dor de ouvido
  • Dificuldade para falar

Logo nos primeiros dias da doença pode acontecer o surgimento de pequenas bolhas cheias de líquido no ouvido externo e no canal auditivo, podendo, também, ser formadas na língua e/ou no céu da boca. Outro fator importantíssimo é que a perda auditiva pode ser algo permanente e a vertigem varia bastante, podendo durar alguns dias ou até semanas.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito com base nos sintomas apresentados, junto com o exame de ouvido. Podem ser realizados outros testes, como o teste de Schirmer, para avaliar o lacrimejamento, ou teste da gustometria, para avaliar o paladar. Além desses, testes de laboratório, como PCR, também podem ser feitos para detectar se há presença do vírus.

Causas

Causada pelo vírus herpes zóster, o mesmo causador da catapora, que se encontra inativo num gânglio do nervo facial. Pessoas imunossuprimidas, diabéticos, crianças ou idosos e que já tenham sofrido de catapora são grupos de riscos, possuindo maior risco para desenvolver a doença.

Tratamento

O tratamento é realizado com remédios antivirais, como aciclovir ou fanciclovir, e corticoides, como por exemplo a prednisona.

Além do mais, o médico também pode recomendar o uso de medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios não esteroides e anticonvulsivantes, que vão agir no alívio das dores, e anti-histamínicos para que, assim, possa reduzir os sintomas de vertigem e colírios lubrificantes evitando a secura ocular, caso a pessoa tenha dificuldade para fechar o olho.

Quando existe a compressão do nervo facial, recomenda-se a intervenção cirúrgica, aliviando a paralisia. A fonoaudiologia irá atuar para minimizar os efeitos da infecção na audição e paralisia dos músculos faciais.

Gostou do nosso artigo? Não esqueça de acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no InstagramFacebookYoutubePinterest LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais informações sobre vendas

Postagens recentes

#Curta nossa Fan Page