Sucralose é saudável? Descubra agora!

Você sabe que muito açúcar é o inimigo de uma dieta saudável. Portanto, substitutos de açúcar de baixa caloria podem parecer a solução perfeita.

Mas a sucralose – também conhecida como Splenda, também conhecido como adoçante no pacote amarelo – é uma troca saudável pela coisa real? Para descobrir se este popular adoçante artificial tem um lado azedo, continue lendo este artigo.

O que é sucralose

  

Sucralose é saudável? Descubra agora!
Sucralose

Há uma variedade de adoçantes artificiais disponíveis, todos imitando o sabor doce do açúcar (sacarose) sem as calorias. A sucralose é única entre os adoçantes artificiais porque é feita de açúcar real. Um processo químico ajusta sua estrutura química, tornando-o 600 vezes mais doce que o açúcar – e essencialmente livre de calorias.

Os fãs gostam de sucralose porque não tem um sabor amargo, como alguns açúcares falsos. Pode ser por isso que é tão difícil evitar. A sucralose está em tudo, desde chicletes e refrigerantes sem açúcar até sorvetes e iogurtes. E porque permanece estável no calor, você pode trocá-lo por açúcar em produtos de panificação.

Leia também: 10 Alimentos que Aumentam a Imunidade!

Sucralose e ganho de peso


Muitas pessoas procuram refrigerante diet e adoçantes sem calorias para manter seu peso sob controle. Mas ainda não se sabe se os adoçantes artificiais realmente ajudam a manter os quilos a mais.

Alguns estudos não encontraram ligação entre o peso corporal e os adoçantes de baixa caloria. Outros descobriram que as pessoas que substituem o açúcar por adoçantes de baixa caloria pesam um pouco menos , em média – uma diferença, descobriram os pesquisadores, de menos de um quilo.

Por outro lado, algumas pesquisas sugerem que as pessoas que bebem refrigerante diet podem acabar comendo mais calorias na comida do que as pessoas que bebem refrigerante açucarado. Em outras palavras, a sucralose não é um slam dunk quando se trata de perda de peso. 

Sucralose e o microbioma


Seu intestino é o lar de uma comunidade inteira de bactérias úteis. O microbioma tem vários trabalhos importantes, incluindo ajudar na digestão e auxiliar seu sistema imunológico. Mas alguns estudos descobriram que a sucralose pode não ser tão boa para esses pequenos ajudantes.

Pesquisas em roedores mostram que a sucralose perturba o equilíbrio do microbioma e isso pode levar ao aumento da inflamação.

Aprenda com técnicas de especialistas a consumir produtos saudáveis e ter longevidade.

Sucralose e açúcar no sangue

Sucralose

Quando você come uma guloseima açucarada, seu corpo produz o hormônio insulina para ajudar a estabilizar o açúcar no sangue. As pessoas pensavam que os adoçantes artificiais não teriam o mesmo efeito. Isso torna os adoçantes sem açúcar populares entre as pessoas com diabetes, que precisam monitorar de perto os níveis de açúcar no sangue.

Mas exatamente como a sucralose afeta os níveis de açúcar no sangue e insulina é uma questão em aberto. Algumas pesquisas sugerem que a sucralose não aumenta os níveis de açúcar no sangue e insulina em pessoas saudáveis.

Mas pelo menos um estudo  descobriu que em pessoas com obesidade que normalmente não comem adoçantes artificiais, a sucralose pode aumentar os níveis de açúcar no sangue e insulina.

Leia também: 5 Calmantes Naturais para mandar a Ansiedade embora!

Estímulo viciante

O açúcar é viciante – e os adoçantes artificiais também podem ser. Alguns estudos sugerem que usar muito açúcar ou adoçantes artificiais apenas faz você desejar mais alimentos e bebidas açucarados.

Pode parecer assustador reduzir os doces aos quais você está acostumado. Mas assim que seu paladar se ajustar, você redefinirá seu desejo por doces e começará a apreciar a doçura natural de alimentos como frutas.

Leia também: Se Programe para uma noite de sono reparadora

Afinal: Sucralose é saudável?

Então, qual é o veredicto sobre a sucralose? É complicado.

O adoçante pode trazer algumas preocupações. No entanto, os cientistas não encontraram nenhum efeito negativo direto à saúde em pessoas que consomem sucralose a longo prazo. Isso é verdade tanto para pessoas saudáveis ​​quanto para pessoas com diabetes.

Embora possa causar problemas em doses mais altas, a maioria das pessoas não consome nem perto dessa quantidade. Se você gosta de sucralose ocasionalmente e com moderação, não é provável que tenha um grande efeito em sua saúde.

Gostou do nosso artigo? Não esqueça de acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais informações sobre saúde.

Postagens recentes

#Curta nossa Fan Page