Tratamento para COVID-19, sejam casos leves ou graves

Se você testar positivo e tiver maior probabilidade de ficar muito doente com o COVID-19, o tratamento para COVID-19 é disponível para reduzir suas chances de ser hospitalizado ou morrer da doença. Os medicamentos para tratar o COVID-19 devem ser prescritos por um profissional de saúde e iniciados o mais rápido possível após o diagnóstico para serem eficazes. Entre em contato com um profissional de saúde imediatamente para determinar se você é elegível para tratamento, mesmo que seus sintomas sejam leves no momento.

Não demore: o tratamento deve ser iniciado dentro de dias após o início dos sintomas para ser eficaz.

As pessoas com maior probabilidade de ficar muito doentes incluem adultos mais velhos (com 50 anos ou mais, com risco aumentando com a idade), pessoas não vacinadas e pessoas com certas condições médicas, como um sistema imunológico enfraquecido. Ser vacinado torna muito menos provável que você fique muito doente. 

Ainda assim, algumas pessoas vacinadas, especialmente aquelas com 65 anos ou mais ou que têm outros fatores de risco para doença grave, podem se beneficiar do tratamento se contraírem COVID-19. Um profissional de saúde ajudará a decidir qual tratamento, se houver, é adequado para você.

Leia também: Aliviar os Efeitos Colaterais da Vacina contra o COVID-19

Tratamento para Covid-19 para sintomas leves

Tratamento para COVID-19, sejam casos leves ou graves
Mulher deitada na cama e com termômetro na boca

Para pessoas com COVID-19 com sintomas leves, em que existem apenas sintomas ligeiros como febre acima de 38ºC, tosse intensa, perda do olfato e do paladar ou dor muscular, o tratamento pode ser feito em casa com repouso e uso de alguns medicamentos para aliviar os sintomas.

Mas adultos mais velhos e pessoas de qualquer idade com condições médicas de longa duração (crônicas) devem ligar para seu médico assim que os sintomas começarem. Esses fatores colocam as pessoas em maior risco de adoecer gravemente com o COVID-19 . Pessoas com essas condições que recebem COVID-19 também podem ser elegíveis para certos tratamentos. Esses tratamentos precisam começar dentro de alguns dias após o início dos sintomas.

Leia também: Síndrome Pós COVID-19: Oque é e quais os Sintomas?

Cuidados durante o tratamento


Além do tratamento médico, durante o tratamento para COVID-19 é fundamental ter alguns cuidados que ajudam a manter o sistema imune fortalecido e também que evitem a transmissão do vírus. Assim, de modo geral é recomendado:

  • Beber, pelo menos, 2 litros de água por dia, para otimizar o funcionamento do sistema imunológico e evitar uma possível desidratação;
  • Fazer uma alimentação saudável e natural, investindo na ingestão de alimentos ricos em proteína, como carne, peixe, ovos ou laticínios, assim como em frutas, legumes, cereais e tubérculos. Este tipo de alimentos auxilia a manter o corpo saudável e o sistema imune mais fortalecido;
  • Utilizar máscara bem ajustada ao rosto de modo que cubra o nariz e a boca e impeça que as gotículas de tosse ou espirros possam ser projetadas para o ar;
  • Manter o distanciamento social, já que este permite diminuir o contato entre as pessoas. É importante evitar abraços, beijos e outros cumprimentos próximos. O ideal é que a pessoa infectada fique em isolamento no quarto ou em outro cômodo da casa.
  • Cobrir a boca ao tossir ou espirrar, utilizando um lenço descartável, que depois deverá ser jogado no lixo, ou a parte interna do cotovelo;
  • Evitar tocar no rosto ou na máscara com as mãos, e caso toque, é recomendado lavar as mãos logo a seguir;
  • Lavar as mãos com água e sabão regularmente durante, pelo menos, 20 segundos ou fazer a desinfecção das mãos com álcool gel 70% durante 20 segundos;
  • Desinfectar o celular com frequência, utilizando toalhetes com 70% álcool ou com um pano de microfibra umedecido em álcool 70%;
  • Evitar a partilha de objetos como talheres, copos, toalhas, lençóis, sabonetes ou outros objetos de higiene pessoal;
  • Limpar e arejar os cômodos da casa para permitir a circulação de ar;
  • Desinfetar as maçanetas das portas e todos os objetos compartilhados com outras pessoas, como por exemplo móveis, utilizando álcool 70% ou uma mistura de água com água sanitária;
  • Limpar e desinfectar o banheiro após ser utilizado, especialmente se for utilizado por outras pessoas;

No mais, é importante colocar todo o lixo produzido numa sacola de plástico diferente, para que assim, sejam tomados os devidos cuidados quando for descartado.

Tratamento para COVID-19 grave


Para os casos mais graves de COVID-19, no que se desenvolve uma pneumonia ou outras complicações sérias, é essencial que o tratamento seja feito em internamento no hospital, uma vez que o paciente possa receber oxigênio, fazer medicação diretamente na veia e manter os sinais vitais avaliados com regularidade.

Para estes casos, a ANVISA aprovou o uso emergencial de diferentes medicamentos contra a COVID-19, como é o caso do Remdesivir, cujo medicamento antiviral é capaz de ajudar o corpo a eliminar o vírus mais rápido, facilitando a cura. Além disso, é indicado para casos graves também o uso do Baricitinib em adultos que estão realizando ventilação de suporte.

Além destes medicamentos, o uso de corticoides injetáveis, como a dexametasona, indicado para os casos mais graves, já que permite diminuir a inflamação generalizada provocada pela resposta do sistema imune ao vírus. O mesmo se aplica aos anticoagulantes que podem ser usados para prevenir o aparecimento de coágulos.

Se existir muita dificuldade para respirar ou a respiração começar a falhar, é necessário que o paciente seja transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para que possam ser utilizados equipamentos específicos, como o respirador, e para que a pessoa possa ficar sob vigilância mais apertada.

Leia também: Quando tomar a Terceira e Quarta Dose da COVID-19?

Quando ir ao Hospital


Minimizar as visitas não emergenciais ao pronto-socorro pode ajudar os hospitais a garantir que possam tratar aqueles que mais precisam de atendimento de emergência.

Sintomas de uma emergência médica


Os sintomas que podem indicar uma emergência com risco de vida incluem:

  • Dificuldade em respirar, falta de ar
  • Dor ou pressão no peito ou no abdome superior
  • Desmaio, tontura ou fraqueza repentina
  • Mudanças na visão
  • Confusão ou alterações no estado mental
  • Qualquer dor súbita ou intensa
  • Sangramento descontrolado
  • Vômitos ou diarreia graves ou persistentes
  • Tossir ou vomitar sangue
  • Dificuldade em falar

Obter ajuda urgente quando necessário é especialmente importante para derrames e ataques cardíacos. Os resultados dessas emergências médicas estão ligados à rapidez com que o paciente recebe atendimento, portanto, atrasar o tratamento devido ao medo do coronavírus pode ter sérias consequências.

Pessoas com condições médicas existentes que aumentam a probabilidade de sofrer uma emergência médica devem conversar com seu médico sobre como gerenciar sua condição durante a pandemia.

Gostou do nosso artigo? Não esqueça de acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais informações sobre saúde. 

Postagens recentes

#Curta nossa Fan Page