Usar um Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem apenas para treinar seu pessoal não o ajuda a tirar o máximo proveito dele, você acaba sendo um elefante branco e por isso deve entender melhor sobre a trilha de aprendizagem organizacional.
No entanto, usando os objetivos da sua organização e as estratégias de Aprendizagem e Desenvolvimento (T&D), você pode treinar ou aprimorar seus funcionários por meio de programas estruturados.
Neste artigo, falamos sobre o que é uma trilha de aprendizagem organizacional, como criar diferentes tipos e quais benefícios você obtém deles criando programas de aprendizado estruturados para o pessoal da sua organização.
Trilhas de aprendizagem organizacional
Pense na rota que você percorre entre sua partida e sua chegada. Além dos pontos inicial e final, você encontra vários estágios ao longo desse caminho. Cada etapa que você passa te leva mais perto do seu destino, não é?
Use essa analogia e aplique-a ao seu T&D. Isso significa fazer com que seu aprendizado aconteça como uma série de marcos para atingir os objetivos pretendidos de sua organização.
Isso faz com que os alunos sintam que estão seguindo uma trilha de aprendizagem organizacional com uma série de objetivos definidos antes deles, e cada objetivo de aprendizado é mapeado dentro de um curso.
Assim, os alunos e sua empresa vão de força em força, alcançando um objetivo de cada vez, tanto como funcionário quanto como organização como um todo. Essa é a beleza fascinante da estratégia do caminho de aprendizagem!
Tipos de Caminhos de Aprendizagem
O caminho de aprendizagem pode ser classificado em 3 tipos. Dependendo da sua necessidade, você pode criar um deles como sua própria trilha de aprendizagem organizacional. Lembre-se de que uma trilha de aprendizagem organizacional visa atingir um objetivo por vez, mas é projetado para atingir um grupo de objetivos no momento em que você o concluir. Agora vamos ver os 3 tipos de caminhos de aprendizagem.
1. Sucessiva
A trilha de aprendizagem organizacional sucessiva é aquela em que você cria uma série de cursos. Todos os cursos estruturados nesse caminho são obrigatórios, e o funcionário deve concluir um curso por vez.
À medida que o aluno conclui um, ele terá acesso a outro. Até que, a menos que seu funcionário termine um curso, ele não poderá obter permissão para ver o conteúdo do próximo curso.
Assim, este tipo de experiência de aprendizagem visa alcançar os melhores resultados. Em uma trajetória de aprendizagem sucessiva, o nível de dificuldade de aprendizagem aumentará à medida que os funcionários passarem de um curso para outro.
Por exemplo, um estagiário de software em sua organização precisa passar por uma série de cursos antes de contribuir com código para seu aplicativo Moodle (ou LMS). O funcionário deve primeiro terminar HTML, CSS, depois JScript e, finalmente, PHP.
Veja também: Técnicas de Vendas: Quais as Vantagens e Desvantagens?
2. Alternativa
O caminho alternativo de aprendizado é semelhante a uma rota de atalho que você usa para pular a viagem na via expressa por alguma distância, mas você volta a ela mais tarde na jornada e continua viajando na via expressa.
Da mesma forma, você pode criar um trilha de aprendizagem organizacional onde seus funcionários podem pular um ou dois cursos (opcional) ao longo do caminho, mas eles precisam concluir o restante dos cursos (obrigatório) para concluir o trilha de aprendizagem organizacional. Aqui, você fornece uma opção de aprendizado para seus pais sem comprometer o cumprimento das metas.
O caminho alternativo de aprendizagem enfatiza o resultado e a flexibilidade da aprendizagem em vez da ordem da aprendizagem. Como supervisor, você pode definir a ordem dos cursos misturando os cursos obrigatórios e opcionais.
3. Nível
Você pode criar níveis nos caminhos de aprendizagem. Cada nível consiste em uma série de cursos que podem ser todos obrigatórios ou flexíveis, como o aprendizado baseado em escolhas. Quando o aluno termina um nível, ele atinge o domínio correspondente a esse nível.
Em outras palavras, a trilha de aprendizagem organizacional de nível combina a trilha de aprendizagem organizacional sucessiva e a trilha de aprendizagem organizacional alternativo.
Você pode decidir o número de níveis com os quais deseja alinhá-los e os objetivos alcançáveis por meio desse caminho. Você pode realizar todos esses tipos de caminhos de aprendizagem dentro ou sem um prazo. É tudo contextualizado.
Veja também: 6 Dicas para alavancar seu rendimento
Benefícios dos Caminhos de Aprendizagem
Tudo isso está bem. No final do dia, antes de decidir se deve ou não empregar essa estratégia de T&D para seus funcionários, você deve decidir como a trilha de aprendizagem organizacional beneficia sua organização e funcionários. Eu gostaria de lhe dar uma lista das vantagens que você obtém usando um caminho de aprendizagem.
- Crie aprendizado orientado a propósitos: o pessoal da sua organização tem ou sabe o propósito de por que eles têm que passar por uma estratégia de T&D “fulano de tal”? Se eles não sabem, mas estão passando pelo treinamento de qualquer maneira, isso significa que seus gastos com T&D estão indo pelo ralo. Portanto, crie um treinamento orientado a propósitos por meio de um trilha de aprendizagem organizacional com metas viáveis, que garanta que seus funcionários não se desviem da trilha de aprendizagem organizacional definida. Está tudo em suas mãos!
- Atinja suas metas de T&D uma de cada vez: quando você cria uma trilha de aprendizagem organizacional com um conjunto de metas, não apenas faz com que seu funcionário atinja sua meta, mas também faz com que sua organização atinja algumas dessas metas. É como a Terra gira em torno de seu próprio eixo enquanto orbita o Sol. Em outras palavras, alinhar os objetivos individuais com os objetivos da organização. Treiná-los para obter dois pássaros com um tiro!
- Resgatar o tempo dos administradores O tempo: é um recurso valioso. Você não pode obter mais de 24 horas quando tem um grande número de metas. Portanto, esses objetivos são mapeados para os cursos ao longo de uma trilha de aprendizagem organizacional quando você o cria. E você agiliza os cursos e os objetivos automaticamente. Posteriormente, você economiza tempo para se concentrar em outra coisa.
- Avalie a eficácia de seu trilha de aprendizagem organizacional com feedback: seu pessoal terminando em uma trilha de aprendizagem organizacional é apenas um lado da moeda. Seu papel como supervisor não termina quando eles o completam — vai muito além disso. Vigiá-los por um período, como um bom pastor, e coletar feedback ajuda você a descobrir a eficácia de sua trilha de aprendizagem organizacional. A eficácia de sua estratégia de aprendizado acaba se traduzindo no ROI.
Uma coisa bonita sobre a trilha de aprendizagem organizacional é que você pode personalizá-la para se adequar a qualquer requisito de T&D que você possa ter.
Concluindo, combinar um grupo de cursos e objetivos organizacionais por meio de uma estratégia de trilha é um bom presságio para sua organização.
Gostou do nosso artigo? Não esqueça de acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais informações sobre vendas.