O endomarketing é uma das formas mais eficazes de reduzir o turnover (taxa de rotatividade de funcionários) e atrair novos profissionais altamente qualificados para a empresa.
A estratégia ajuda a criar uma imagem de um bom lugar para trabalhar e faz com que as pessoas sintam que sua posição atual é um emprego dos sonhos.
O significado do termo endomarketing pode ser deduzido dos significados das duas palavras que o compõem: o prefixo endo que vem do grego e significa “dentro” e a palavra marketing. Portanto, endomarketing é o marketing para dentro, que no ambiente empresarial se refere ao interior da empresa.
O endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas. Procura melhorar a imagem da empresa junto dos seus colaboradores, culminando numa equipa motivada e na redução da rotatividade.
Muitas empresas dedicam muito tempo e recursos para atrair e reter clientes, mas negligenciam completamente seu próprio trabalhador.
No entanto, a realidade é que um colaborador insatisfeito e cujas necessidades não são cobertas pela empresa é impossível proporcionar ao cliente a experiência única que desejamos.
O endomarketing é um processo de gestão que visa vender a empresa aos seus próprios trabalhadores. Algumas pessoas chamam essa estratégia de “Marketing Interno”, pois forma a percepção dos funcionários sobre a empresa, considerando suas reivindicações e apresentando novas formas de transformá-los em evangelistas da marca.
Isso significa que todas essas pessoas têm uma percepção diferente daquele negócio: passam a ver a empresa de uma forma mais humana e carismática, desenvolvendo um sentimento de “adoração” pelo negócio.
Leia também: Como divulgar seu negócio nas mídias sociais?
Quando uma empresa entende que seu maior patrimônio são seus funcionários e que deve trabalhar a reputação da empresa de dentro para fora, ela também envia uma mensagem para seus potenciais clientes.
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