Você sabe o que é Mesomorfo?

Corpos vêm em diferentes formas e tamanhos. Se você tem uma porcentagem maior de músculo do que de gordura corporal, pode ter o que é conhecido como tipo de corpo mesomorfo.

Pessoa com corpo mesomorfo podem não ter muita dificuldade para ganhar ou perder peso. Eles podem aumentar e manter a massa muscular facilmente.

Por que o tipo de corpo importa? É um aspecto do seu corpo único. Conhecer seu tipo de corpo pode ajudá-lo a atingir suas metas de dieta e condicionamento físico.

Quais são os tipos de corpo?

Tipos de corpos
Ilustração de corpos de humanos

O pesquisador e psicólogo William Sheldon introduziu os tipos de corpo, chamados somatotipos, na década de 1940. Embora Sheldon tenha teorizado que o
tipo de corpo influenciava a personalidade e o status social, este artigo se concentra apenas nos atributos físicos dos tipos de corpo. Seu tipo é determinado tanto pela sua estrutura esquelética quanto pela composição corporal.

Transforme seu corpo e tenha uma saúde equilibrada aplicando rotinas de treino em seu dia a dia,

Tipo de corpo mesomorfo


De acordo com Sheldon, pessoas com um tipo de corpo mesomorfo tendem a ter um corpo médio. Eles podem desenvolver músculos facilmente e ter mais músculos do que gordura em seus corpos.

Os mesomorfos são tipicamente fortes e sólidos, não acima do peso ou abaixo do peso. Seus corpos podem ser descritos como de forma retangular com uma postura ereta.

Outras características incluem:

  • cabeça quadrada
  • peito e ombros musculosos
  • coração grande
  • braços e pernas musculosos
  • distribuição de peso uniforme

Os mesomorfos podem não ter problemas para comer o que querem comer, pois podem perder peso facilmente. Por outro lado, eles podem ganhar peso com a mesma facilidade. Quem está tentando ficar em forma pode considerar essa característica uma desvantagem.

Outros tipos de corpo


O tipo de corpo mesomorfo cai entre dois outros somatotipos principais, conforme descrito por Sheldon.

Ectomorfo


Um ectomorfo é caracterizado por um tamanho pequeno e pouca gordura corporal. As pessoas que têm esse tipo de corpo podem ser longas e magras com pouca massa muscular. Eles podem ter dificuldade em ganhar peso e músculos, não importa o que comam ou façam na academia.

Endomorfo


Caracterizado por maior gordura corporal e menos músculo, os endomorfos podem parecer redondos e macios. Eles também podem engordar mais facilmente.

Isso não significa necessariamente que indivíduos com esse tipo de corpo estejam acima do peso. Em vez disso, eles são mais propensos a ganhar peso do que aqueles que têm outros tipos de corpo.

Tipos de corpo combinados


As pessoas podem ter mais de um tipo de corpo. Por exemplo, ecto-endomorfos são em forma de pêra. Eles têm corpos superiores mais finos e mais armazenamento de gordura na metade inferior.

Endo-ectomorfos, por outro lado, são em forma de maçã, com mais armazenamento de gordura na parte superior do corpo com quadris, coxas e pernas mais finos.

Leia também: Fez tatuagem? Saiba oque evitar comer!

Dietas que produzem os melhores resultados para mesomorfos

Ilustração de tipos de corpos

Como os tipos de corpo têm a ver com o tamanho do seu esqueleto e sua propensão natural a ser mais musculoso ou armazenar mais gordura, você não pode mudar seu tipo de corpo comendo uma determinada dieta.

Você pode, no entanto, ajustar seus hábitos alimentares para aproveitar ao máximo seu tipo de corpo e manter um peso saudável.

Novamente, os mesomorfos podem ganhar e perder peso facilmente. Como eles têm uma massa muscular maior, eles podem precisar de mais calorias do que outros tipos de corpo, mas é um equilíbrio delicado.

Os mesomorfos podem se sair melhor em dietas ricas em proteínas com menos ênfase em carboidratos. Considere dividir seu prato em terços e se concentrar nos seguintes grupos de alimentos:

  1. A proteína (em um terço da placa) alimenta os músculos e pode ajudar na reparação muscular. Boas opções incluem ovos, carnes brancas, peixes, feijões, lentilhas e laticínios ricos em proteínas, como iogurte grego.
  2. Frutas e legumes (em um terço do prato) fazem parte de uma dieta saudável para todos os tipos de corpo. Escolha frutas e vegetais inteiros com casca em vez de variedades processadas que contenham açúcar ou sal adicionados. Os produtos integrais contêm fibras, antioxidantes e fitoquímicos que ajudam a apoiar um sistema imunológico saudável e o reparo muscular.
  3. Grãos integrais e gorduras (em um terço do prato), como quinoa, arroz integral e aveia, ajudam a encher o estômago e completar as refeições. As gorduras são igualmente importantes, mas é escolher as certas que importa. Boas escolhas incluem coco ou azeite, abacate e nozes e sementes.

Para determinar suas necessidades calóricas, marque uma consulta com um nutricionista ou tente usar uma calculadora online detalhada que leva em consideração o percentual de gordura corporal e o somatotipo.

Lembre-se: mais músculo significa mais calorias necessárias para alimentar esses músculos. E se você estiver se exercitando regularmente, precisará cronometrar sua alimentação de forma a otimizar sua energia e recuperação. Comer pequenos lanches antes e depois da atividade pode ajudar.

Como o gênero afeta os tipos de corpo?


As mulheres tendem a ter mais gordura corporal do que os homens, mas o tipo de corpo e o tamanho do corpo são duas coisas diferentes. Tanto homens quanto mulheres podem ter o somatotipo mesomorfo. Como fatores de gênero não são exatamente claros.

Em um estudo, os pesquisadores descobriram que as crianças tendem a ter somatotipos semelhantes aos de suas mães, embora sejam necessárias mais pesquisas.

No final, seu tipo de corpo é determinado por um número de fatores. A genética desempenha um papel importante, mas o gênero e a etnia também podem influenciar seu tipo de corpo.

Musculação com um tipo de corpo mesomorfo


Não há treino de recortar e colar para cada tipo de corpo. No entanto, pessoas com um corpo mesomórfico podem parecer mais musculosas do que aquelas com outros tipos de corpo.

Musculação


Não há treino de recortar e colar para cada tipo de corpo. No entanto, os mesomorfos têm uma vantagem natural com a massa muscular. Eles podem se dar bem com o treinamento com pesos para construir músculos, até cinco dias por semana.

Escolha três ou quatro exercícios de musculação por conta própria ou com a ajuda de um treinador em sua academia. Faça três séries de cada exercício usando pesos moderados a pesados ​​com 8 e 12 repetições em cada série. Descanse de 30 a 90 segundos entre cada série.

Não quer engordar? Você pode manter o músculo fazendo mais repetições dos exercícios com pesos mais leves.

Leia também: O que comer (e evitar) quando se está com Dor de Garganta!

Cardio


O exercício cardiovascular pode ajudar os mesomorfos que desejam se exercitar. Considere adicionar entre 30 a 45 minutos de cardio, três a cinco vezes ao longo de sua rotina semanal.

Juntamente com exercícios constantes, como corrida, natação ou ciclismo, experimente o treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) para obter o maior poder de queima de gordura. O HIIT envolve rajadas de treinamento intenso seguidas de intervalos mais leves, repetindo ao longo da sessão de treino.

Mesomorfos que já têm menos gordura corporal podem diminuir suas sessões de cardio para apenas duas por semana, dependendo de seus objetivos.

O take-away


Conhecer seu somatotipo pode ajudá-lo a aproveitar ao máximo seu corpo único. As pessoas que têm corpos mesomórficos podem precisar de mais calorias e proteínas para se manterem funcionando com eficiência. E certos exercícios podem ajudar os mesomorfos a ganhar massa ou se alongar.

Marque uma consulta com seu médico ou um profissional de fitness para criar um plano de dieta e exercícios que funcione melhor para você, seu corpo e seus objetivos.

Gostou do nosso artigo? Não esqueça de acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no InstagramFacebookYoutubePinterest LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais informações sobre saúde.

Postagens recentes

#Curta nossa Fan Page