Onboarding
O que melhor define o onboarding de clientes é: todas as atividades envolvidas na apresentação de um novo cliente ao produto ou serviço da sua empresa. Trata-se de ensinar o novo cliente a tirar o máximo partido do seu produto/serviço.
A integração de novos clientes envolve ouvir suas perguntas e preocupações e respondê-las. Trata-se de tornar a experiência deles o mais tranquila possível. Acompanhe mais sobre isso
O onboarding de clientes refere-se ao processo de mostrar ao cliente de forma gradual e eficaz tudo o que você tem a oferecer.
Se você não fizer isso, estará causando uma má impressão aos seus clientes. Essa é uma das principais razões pelas quais os clientes saem e nunca mais voltam.
A melhor resposta seria quando a venda é feita. Muitas pessoas pensam que o processo de venda termina quando o cliente assina na linha pontilhada. Isso não é verdade, no entanto. Seu trabalho está apenas na metade.
Algumas empresas têm equipes separadas para lidar com a parte de vendas (a equipe de vendas) e a parte de integração/suporte (geralmente, equipes de sucesso do cliente). De qualquer forma, ter dinheiro no banco não significa que a venda está fechada.
Quer a equipe de vendas lide com o onboarding sozinha ou transfira para a equipe de sucesso do cliente, o processo de venda será concluído no final de uma etapa do processo (venda) e no início da próxima (onboarding do cliente).
Vender seu produto/serviço é apenas metade do trabalho, porque a venda não teria sentido se você não entregasse o que ofereceu e/ou se não fornecesse instruções e suporte. Por isso o ponto chave nessa etapa é entender que tipo de valor cada novo cliente espera do seu negócio.
O maior objetivo é descobrir o resultado desejado e, juntos, construir um caminho para alcançá-lo.
Todo o conceito de integração gira em torno de trazer o cliente “a bordo”. É mais do que apenas fornecer todas as informações que o cliente precisa para experimentar adequadamente seu produto/serviço; trata-se de compreendê-los e suas necessidades.
Leia também: Como vender muito mais pelo Instagram!
Deixe-me fazer uma pergunta: quão importante é para você manter seus clientes satisfeitos (e voltar para mais)? Essa é a importância de uma integração bem-sucedida do cliente.
O processo de integração do cliente consiste em entregar ao cliente o que foi comprado dentro das condições acordadas. Basicamente, significa continuar a dar o que você ofereceu e com o qual o cliente concordou.
Parece bastante óbvio que não há muitas empresas que pensam assim. É por isso que tantos clientes estão dispostos a pagar mais por uma empresa que os atenda melhor.
Lidar adequadamente com a integração do cliente resultará em clientes satisfeitos. Nós testemunhamos isso. No entanto, isso não é tudo o que você obtém ao integrar adequadamente seus clientes. Existem outros benefícios, como:
Leia também: Como controlar seu SLA em vendas?
O processo de integração do cliente ocorre logo no início da jornada do cliente, mas estabelece as bases para todo o seu relacionamento. Um bom processo de integração do cliente ajuda não apenas na ativação do cliente (fazê-lo usar seu produto), mas também na retenção do cliente.
É fácil pensar que o principal objetivo do processo de integração do cliente é ajudá-lo a começar a usar seu produto, mas é muito mais do que isso. O objetivo final do seu processo de integração é preparar seus clientes para o sucesso de longo prazo com seu produto, desde o início.
A medida mais verdadeira de um processo de integração de cliente bem-sucedido é se seus clientes fazem login novamente em seu produto nos dias, semanas e meses após o primeiro uso.
Gostou do nosso artigo? Não esqueça de acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais informações sobre vendas.
Assunto do artigo oferece conhecimentos ricos e práticos Mais informação
Meditação é essencial para a saúde mental, reduzindo estresse e melhorando o foco. Mais informação
Sucesso em vendas depende de estratégia, preparação e comportamento. Conheça os segredos para resultados extraordinários. Mais informação
Mercado Agro: Importância de construir relacionamentos duradouros com clientes Mais informação
Prospecção de clientes no mercado Agro: descubra técnicas eficazes para atrair e fidelizar novos clientes. Mais informação
Focar nas atividades otimiza vendas, descubra como isso pode melhorar seus resultados empresariais. Mais informação
Solicite sua cotação online
Esse site utiliza cookies para uma melhor experiência para você.