A maioria de nós, ectomorfos, nos descrevemos como naturalmente magros e tendemos a ter dificuldade em ganhar peso. Mais especificamente, porém, os ectomorfos são geralmente definidos por ter ombros mais estreitos, membros mais longos e esguios, ossos mais finos e uma porcentagem menor de gordura corporal. Ser um ectomorfo também está associado a ter um metabolismo mais alto e um estômago menor.
Se você está curioso para saber se é um ectomorfo ou não, existem alguns testes simples que você pode fazer. Tudo o que você precisa fazer é medir a largura do seu corpo, a espessura de seus pulsos e o comprimento de suas barrigas musculares. Você pode fazer isso em casa em apenas alguns minutos.
Também abordaremos como os vários traços ectomorfos afetam nossa capacidade de construir músculos, qual é nosso potencial muscular genético e como devemos abordar o aumento de massa.
Características físicas dos ectomorfos:
Além de serem altos, os ectomorfos têm uma constituição magra, membros longos, pequenas articulações e ossos finos. Muitos têm o peito chato e não carregam muita massa corporal no porta-malas.
Embora pareçam magros, eles podem realmente ter mais gordura corporal do que pessoas com uma constituição um pouco mais pesada.
Os ectomorfos têm dificuldade em ganhar massa muscular porque seu metabolismo tende a ser mais alto do que outros tipos de corpo. Nos termos de fitness, eles são frequentemente chamados de “hard gainers” por esse motivo.
Leia também: Você sabe o que é Mesomorfo?
Dieta ideal para o metabolismo ectomorfo:
Os ectomorfos têm um metabolismo rápido, que pode ser tanto uma benção quanto uma maldição. Um metabolismo alto torna mais fácil ficar magro, e pode parecer que eles podem comer o que quiserem e não ganhar peso. No entanto, com a idade, seu metabolismo diminui, principalmente devido à baixa massa muscular, o que pode resultar em um ganho não saudável de gordura corporal.
A melhor dieta para um ectomorfo é aquela que é mais rica em carboidratos e calorias. Aproximadamente 50 a 60 por cento das calorias devem vir de carboidratos, 25 por cento de proteínas e 25 por cento de gordura.
Ingestão de alimentos recomendada para ectomorfos:
- Coma a cada duas ou quatro horas.
- Adicione pelo menos 500 calorias para ganhar peso ou músculo.
- Escolha alimentos quentes sobre alimentos frios, pois são melhores para a digestão .
- Os melhores carboidratos ricos em amido incluem aveia, arroz integral, quinoa, batata doce e batata.
- As melhores opções de frutas incluem banana, manga, abacaxi, mamão, abacate e pêssego.
- As melhores opções de vegetais incluem brócolis, couve-flor, couve de Bruxelas, beterraba e cenoura, especialmente cozidas em óleo de coco ou ghee.
Lanches ricos em nutrientes incluem nozes e sementes, bem como manteigas de nozes.
A chave é ainda comer uma dieta saudável e equilibrada, rica em nutrientes. Só porque você tem um tipo de corpo ectomorfo, não significa que você deva usar isso como desculpa para comer tudo, incluindo junk food.
Quer mudar seu corpo para a melhor? Aprenda a fazer rotina de exercícios em casa!
Leia também: Dor na barriga na gravidez: O que pode ser?
Diretrizes de exercício para ectomorfos:
Os ectomorfos estão em desvantagem quando se trata de construir músculos e esculpir o corpo. O objetivo de tonificar, esculpir e criar curvas em uma estrutura pequena e fina pode ser alcançado com um programa dedicado de treinamento e nutrição. Todos os ectomorfos, seja seu objetivo ser um fisiculturista ou alcançar um corpo saudável, magro e forte, podem se beneficiar de um programa de treinamento de peso sólido e consistente. Leia também: Quer ganhar resistência? 5 exercícios incríveis que podem fazer você se encaixar
Cardio
Os ectomorfos tendem a se destacar em atividades de resistência, e muitos deles preferem treinamento cardiovascular ao levantamento de peso. A chave para estimular o crescimento muscular é fazer uma quantidade mínima de cardio necessária para a saúde geral. Três vezes por semana durante 30 minutos é recomendado.
Musculação
Para construir massa muscular, aumentar a força e esculpir o corpo, uma rotina simples de musculação usando pesos pesados é fundamental para o ectomorfo. O foco deve ser usar pesos mais pesados e completar de três a cinco séries de aproximadamente oito a 12 repetições para cada grupo muscular.
Leia também: Benefícios do agrião
Conclusão
O tipo de corpo ectomorfo é realmente uma benção, pois eles podem consumir uma dieta rica em carboidratos quando comparados aos endomorfos e mesomorfos, que tendem a ganhar peso com mais facilidade e também processam os açúcares lentamente.
No entanto, é importante também equilibrar a dieta com amplas proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais, para garantir ossos fortes e músculos poderosos à medida que envelhecem.
O exercício regular seguido do tipo certo de treino garante uma distribuição ideal da gordura corporal e ganho de massa muscular. É sempre aconselhável consultar um médico, nutricionista e preparador físico, para obter mais informações sobre o tipo de corpo exato e as dicas ideais de dieta e exercícios para manter o bem-estar geral.
Gostou do nosso artigo? Não esqueça de acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais informações sobre saúde.