Você sabe o que o cliente busca em um plano de saúde? O plano de saúde diz respeito a um convênio médico que ajuda você a pagar pelos cuidados médicos. Todos os planos de saúde são diferentes. Cada plano custa uma quantia diferente e cobre diferentes serviços para você e seus familiares.
No entanto, existem coberturas previstas no rol da Agência Nacional de Saúde (ANS) e algumas operadoras oferecem coberturas além desse rol, mas é fundamental conhecer cada operadora.
Ao escolher seu plano de seguro, reserve um tempo para pensar nas necessidades médicas de sua família para o próximo ano. Em seguida, compare os planos para descobrir qual é o certo para você. Você pode encontrar resumos de planos e obter informações sobre planos de saúde para você e seus filhos na LeadMark.
Cada plano no LeadMark tem um resumo que inclui o que está coberto para você e sua família. Cada plano usa o mesmo formulário de resumo, por isso é fácil comparar custos e serviços.
Como saber quanto custa um plano de saúde?
Ao comparar planos de seguro de saúde, observe estes custos para ajudá-lo a decidir se o plano é adequado para você:
- Valor: Esta é a quantia que você paga mensalmente pelo seguro.
- Coparticipação: Este é o valor que você paga por cada serviço de saúde, como uma visita a um profissional de saúde, por exemplo.
- Coberturas previstas além do rol: como dito anteriormente, veja quais são os tipos de coberturas oferecidas no plano de saúde para analisar se são adequadas a você.
Leia também: Como encontrar o melhor plano de saúde para seu cliente?
Qual a rede credenciada que o plano de saúde possui?
Cada plano de saúde possui uma rede (grupo) de prestadores de serviços de saúde, incluindo médicos e hospitais. Veja o que procurar em um plano de saúde quando estiver pensando em rede de credenciamento.
Você pode se certificar qual a rede credenciada da operadora olhando em nosso site ou se preferir, pode acessar o site da própria da operadora.
Se você ou um familiar já tiver um prestador de cuidados de saúde e quiser continuar a consultá-lo, pode descobrir quais os planos que incluem esse prestador. Você ainda pode ir a esse provedor, mesmo que não esteja coberto pelo seu plano, mas pode ter que pagar mais para vê-lo. Ou se você estiver grávida e quiser ter seu bebê em um determinado hospital, poderá ver quais planos incluem esse hospital.
Leia também: Como identificar as necessidades de seus clientes e oferecer o plano de saúde adequado
Quais serviços de saúde os planos de saúde cobrem?
A ANS diz que os planos de saúde devem cobrir certos serviços que você pode precisar:
- Exames de saúde regulares.
- Consultas;
- Cirurgias;
- Tratamentos como fisioterapia, oftalmologia, etc.;
- Cuidado pré-natal;
- Cuidados de puericultura;
- Atendimento de urgência e emergência;
- Entre outros.
Se você está começando uma família, pense nas necessidades médicas que você e sua família podem ter. Ao escolher um plano de seguro, verifique se os cuidados de que você precisa estão cobertos.
Para conhecer todas as coberturas, acesse o rol da ANS.
O que mais devo buscar em um plano de saúde?
Quando está procurando por um plano, é fundamental também que observe a cobertura que este plano está oferecendo, por exemplo, se ele é:
- Ambulatorial
- Hospitalar sem obstetrícia
- Hospitalar com obstetrícia
- Exclusivamente Odontológico
- Referência
- Ambulatorial + Odontológico
- Ambulatorial + Hospitalar sem obstetrícia
- Ambulatorial + Hospitalar com obstetrícia
- Hospitalar com obstetrícia + Odontológico
- Hospitalar sem obstetrícia + Odontológico
- Ambulatorial + Hospitalar sem obstetrícia + Odontológico
- Ambulatorial + Hospitalar com obstetrícia + Odontológico
Além disso, certifique-se se o plano que deseja contratar é coletivo, individual ou por adesão. Os prazos de carências também são importantes de serem analisados, já que há operadoras que oferecem um período menor que o previsto pela ANS.
O Reembolso também é uma opção muito analisada na hora de contratar um plano de saúde, visto que, caso o beneficiário não queira ser atendido por uma rede de atendimento do plano, ele pode passar com um médico de sua confiança e pedir o reembolso por esse atendimento caso seja pago.
Clientes devem também se atentar ao tipo de abrangência que o plano oferece: regional, estadual ou nacional. E por fim, não menos importante: o reajuste anual. É aqui que muitos beneficiários acabam sendo impossibilitados de prosseguir com o plano de saúde.
Anualmente, as operadoras passam por reajustes em seus planos que, muitas vezes, podem ser exorbitantes, fazendo o beneficiário migrar para um plano com o custo mais acessível.
Portanto, na hora de oferecer um plano de saúde ao seu cliente, entenda suas reais necessidades, seu perfil, o que ele deseja e o quanto pode pagar por um plano de saúde mensalmente.
Gostou do nosso artigo? Não esqueça de acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais informações sobre planos de saúde.