5 dicas para reduzir o estresse

Seja qual for a sua alimentação, uma dieta saudável e equilibrada fornecerá muitos benefícios, especialmente para reduzir o estresse

O que comemos e bebemos pode afetar a capacidade do nosso corpo de combater infecções, bem como a probabilidade de desenvolvermos problemas de saúde mais tarde na vida, incluindo obesidade, doenças cardíacas, diabetes e diversos tipos de câncer. 

Os ingredientes exatos de uma dieta saudável dependem de diferentes fatores, como nossa idade e nossa atividade física, bem como os tipos de alimentos disponíveis nas comunidades em que vivemos. 

Mas, entre as culturas, existem algumas dicas alimentares comuns para nos ajudar a ter uma vida mais longa e saudável. Neste artigo, vamos mostrar 5 dicas para reduzir o estresse. Boa leitura!

1- Coma uma variedade de alimentos

5 dicas para reduzir o estresse
Variedade de alimentos

Nossos corpos são incrivelmente complexos e (com exceção do leite materno para bebês) nenhum alimento contém todos os nutrientes de que precisamos para que funcionem da melhor maneira. Nossa dieta deve, portanto, conter uma grande variedade de alimentos frescos e nutritivos para nos manter fortes.

Algumas dicas para garantir uma dieta balanceada:

  • Em sua dieta diária, tente comer uma mistura de alimentos básicos, como trigo, milho, arroz e batatas com leguminosas como lentilhas e feijão, muitas frutas e vegetais frescos e alimentos de origem animal (por exemplo, carne, peixe, ovos e leite)
  • Escolha alimentos integrais como milho não processado, painço, aveia, trigo e arroz integral quando puder; eles são ricos em fibras valiosas e podem ajudá-lo a se sentir satisfeito por mais tempo.
  • Para lanches, escolha vegetais crus, nozes sem sal e frutas frescas, em vez de alimentos ricos em açúcares, gorduras ou sal.

2- Reduza o sal

Reduza o sal
Sal


Muito sal pode aumentar a pressão arterial, que é um dos principais fatores de risco para doenças cardíacas e derrames. A maioria das pessoas no mundo come muito sal: em média, consumimos o dobro do limite recomendado pela OMS de 5 gramas (equivalente a uma colher de chá) por dia.  

Mesmo que não adicionemos sal extra em nossa comida, devemos estar cientes de que ele é comumente colocado em alimentos ou bebidas processados, e muitas vezes em grandes quantidades..

Algumas dicas para reduzir a ingestão de sal: 

  • Ao cozinhar e preparar alimentos, use sal com moderação e reduza o uso de molhos e condimentos salgados (como molho de soja, caldo ou molho de peixe).
  • Evite lanches ricos em sal e tente escolher lanches saudáveis ​​frescos em vez de alimentos processados.
  • Ao usar vegetais enlatados ou secos, nozes e frutas, escolha variedades sem adição de sal e açúcares.
  • Retire o sal e os condimentos salgados da mesa e evite adicioná-los por hábito; nossas papilas gustativas podem se ajustar rapidamente e, assim que o fizerem, é provável que você aprecie a comida com menos sal, mas com mais sabor!
  • Verifique os rótulos dos alimentos e opte por produtos com menor teor de sódio.

3- Reduza o uso de certas gorduras e óleos

Reduza o uso de certas gorduras e óleos
Óleo


Todos nós precisamos de um pouco de gordura em nossa dieta, mas comer demais – especialmente os tipos errados – aumenta os riscos de obesidade, doenças cardíacas e derrames. 

As gorduras trans produzidas industrialmente são as mais perigosas para a saúde. Descobriu-se que uma dieta rica nesse tipo de gordura aumenta o risco de doenças cardíacas em quase 30%.

Algumas dicas para reduzir o estresse diminuindo o consumo de gordura são:

  • Substitua a manteiga, a banha e o ghee por óleos mais saudáveis, como soja, canola (colza), milho, cártamo e girassol.
  • Escolha carnes brancas, como aves e peixes, que geralmente têm menos gorduras do que as carnes vermelhas, retire a gordura visível da carne e limite o consumo de carnes processadas.
  • Experimente cozinhar no vapor ou fervente em vez de fritar os alimentos.
  • Verifique os rótulos e sempre evite todos os alimentos processados, rápidos e fritos que contenham gordura trans produzida industrialmente. É frequentemente encontrado em margarinas e ghee, bem como em lanches pré-embalados, alimentos rápidos, assados ​​e fritos.

 4- Limite a ingestão de açúcar

Limite a ingestão de açúcar
Açucar


Açúcar em excesso não só faz mal aos dentes, mas aumenta o risco de ganho de peso prejudicial à saúde e obesidade, o que pode levar a problemas de saúde crônicos sérios.

Assim como com o sal, é importante observar a quantidade de açúcares “ocultos” que podem estar nos alimentos e bebidas processados. Por exemplo, uma única lata de refrigerante pode conter até 10 colheres de chá de açúcar adicionado!

Algumas dicas para reduzir o estresse fazendo pouca ingestão de açúcar são:

  • Limite a ingestão de doces e bebidas açucaradas, como refrigerantes, sucos de frutas e bebidas à base de suco, concentrados líquidos e em pó, água com sabor, bebidas energéticas e esportivas, chá e café prontos para beber e bebidas lácteas com sabor.
  • Escolha lanches saudáveis ​​e frescos em vez de alimentos processados.
  • Evite dar alimentos açucarados para crianças. O sal e os açúcares não devem ser adicionados aos alimentos complementares fornecidos a crianças com menos de 2 anos de idade e devem ser limitados após essa idade.

5-Evite o uso perigoso e prejudicial de álcool

Evite o uso perigoso e prejudicial de álcool
Álcool


O álcool não faz parte de uma dieta saudável, mas em muitas culturas as celebrações estão associadas ao consumo excessivo de álcool. De modo geral, beber muito, ou com muita frequência, aumenta o risco imediato de lesões, além de causar efeitos de longo prazo, como danos ao fígado, câncer, doenças cardíacas e mentais.

A OMS informa que não existe um nível seguro de consumo de álcool; e, para muitas pessoas, mesmo baixos níveis de uso de álcool ainda podem estar associados a riscos significativos à saúde. 

Por isso, para reduzir o estresse, o consumo de álcool também precisa ser diminuído ou cessado. 

  • Lembre-se de que menos consumo de álcool é sempre melhor para a saúde e é perfeitamente normal não beber.
  • Você não deve beber álcool se estiver: grávida ou amamentando; dirigir, operar máquinas ou realizar outras atividades que envolvam riscos relacionados; você tem problemas de saúde que podem ser agravados pelo álcool; você está tomando medicamentos que interagem diretamente com o álcool; ou você tem dificuldade em controlar seu hábito de beber.
  • Se você acha que você ou alguém que você ama pode ter problemas com álcool ou outras substâncias psicoativas, não tenha medo de pedir ajuda ao seu profissional de saúde ou a um serviço especializado em drogas e álcool. 

Gostou do nosso artigo? Não esqueça de acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais informações Dicas de Saúde.

Postagens recentes

#Curta nossa Fan Page