Benefícios da beterraba

Pertencendo à mesma família da acelga e do espinafre, tanto as folhas quanto a raiz da beterraba podem ser consumidas – as folhas têm um sabor amargo enquanto a raiz é doce. Embora estejam disponíveis durante todo o ano, as beterrabas são mais doces e macias durante a alta temporada, que é de junho a outubro.

Enquanto variedades de herança, como beterrabas brancas e amarelas, dão pratos bonitos, apenas as beterrabas vermelhas têm o composto de combate ao câncer betacianina.

Benefícios nutricionais da beterraba

Benefícios da beterraba
Beterraba

Uma porção de 100g de beterraba crua fornece:

  • 36 kcal/154 KJ
  • 7g de proteína
  • 1g de gordura
  • 6g de carboidratos
  • 5g de fibra
  • 380mg de potássio
  • 150mcg folato

Quais são os 5 principais benefícios para a saúde da beterraba?

1. Pode ter propriedades anticancerígenas


O pigmento vegetal que dá à beterraba sua rica cor púrpura-carmesim é a betacianina; um poderoso agente, pensado para ajudar a suprimir o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, incluindo câncer de bexiga.

2. Pode baixar a pressão arterial


A beterraba é naturalmente rica em compostos chamados nitratos, tornando-os amigos do coração. Os nitratos ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo relaxando os vasos sanguíneos, reduzindo a rigidez arterial e promovendo a dilatação que potencialmente reduz a pressão arterial. A redução da pressão arterial é benéfica para evitar doenças cardíacas e derrames. Estudos sugerem que alimentos ricos em nitrato, como beterraba, também podem ajudar na sobrevivência de ataques cardíacos.

Leia também: 10 Alimentos que Aumentam a Imunidade!

3. Pode melhorar o desempenho do exercício e apoiar os níveis de energia


O suco de beterraba também ganhou popularidade desde que o medalhista de ouro paralímpico, David Weir, anunciou que uma dose do suco era seu segredo para o sucesso.

Estudos apoiam isso com descobertas relatando que quando os atletas adicionam suco de beterraba ao seu regime, pode apoiar a resistência ao exercício e melhorar o desempenho. Também ajuda na recuperação porque quando os músculos estão em estado de repouso, os nitratos na beterraba ajudam a trazer mais oxigênio para as células musculares, ajudando os músculos a se recuperarem com mais eficiência. Para o resto de nós, incluir beterraba em nossas dietas pode ser o impulso de energia que precisamos.

4. Pode melhorar a saúde digestiva


A beterraba é uma das fontes mais ricas de glutamina, um aminoácido essencial para a saúde e manutenção do nosso intestino. Eles também são ricos em fibras, que, além de apoiar a função intestinal, ajudam a sustentar o ambiente do intestino e as bactérias benéficas que residem lá.

Veja mais: Conheça os Riscos e vantagens do chip da beleza!

5. Pode ser anti-inflamatório


As beterrabas vermelhas foram classificadas como um dos 10 vegetais antioxidantes mais potentes. Os compostos de betalaína, responsáveis ​​pela cor vermelha da raiz, demonstraram ter altas capacidades antioxidantes e anti-inflamatórias. Isso significa que eles ajudam a proteger as células contra danos e podem ser úteis na luta contra condições relacionadas à idade, como doenças cardíacas e câncer.

Gostou do nosso artigo? Não esqueça de acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais informações sobre saúde.

Postagens recentes

#Curta nossa Fan Page