O método AIDA identifica os estágios cognitivos pelos quais um indivíduo passa durante o processo de compra de um produto ou serviço. É um funil de compras onde os compradores vão e voltam em cada etapa, para apoiá-los na compra final.
Não é mais uma relação puramente entre o comprador e a empresa, pois as mídias sociais o estenderam para atingir os diferentes objetivos da AIDA por meio de informações adicionadas por outros clientes por meio de redes sociais e comunidades.
O que significa AIDA?
- Conscientização: criar reconhecimento de marca ou afiliação com seu produto ou serviço.
- Interesse: gerar interesse nos benefícios do seu produto ou serviço e interesse suficiente para incentivar o comprador a começar a pesquisar mais.
- Desejo: pelo seu produto ou serviço através de uma ‘conexão emocional’, mostrando a personalidade da sua marca. Mova o consumidor de ‘gostar’ para ‘querer’.
- Ação: CTA – Mova o comprador a interagir com sua empresa e dar o próximo passo ou seja. baixar uma brochura, fazer o telefonema, participar de seu boletim informativo ou participar de bate-papo ao vivo, etc.
- Retenção: Todos nós sabemos que isso é fundamental para upsell, cross-sell, referências, Advocacy e a lista continua… já que as empresas também estão focando no LTV.
O “R” adicional às vezes é adicionado por alguns profissionais de marketing para mostrar a importância da construção contínua de relacionamentos para fornecer o modelo AIDAR.
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Então, como isso pode ser aplicado ao planejamento de marketing?
Pode ser referido como um modelo de comunicação em vez de um modelo de tomada de decisão, pois identifica para as empresas como e quando se comunicar durante cada uma das etapas, pois os consumidores usarão plataformas diferentes, engajando-se em diferentes pontos de contato e exigindo informações diferentes ao longo os estágios de várias fontes.
Portanto, usar isso para ajudar a planejar sua campanha de comunicação personalizada e direcionada pode ser um começo.
Faça a si mesmo algumas perguntas-chave ao longo dos estágios:
- Conscientização: Como conscientizamos os compradores sobre nossos produtos ou serviços? Qual é a nossa estratégia de divulgação? Qual é a nossa campanha de reconhecimento da marca ? Quais ferramentas ou plataformas usamos? Quais devem ser as mensagens?
- Interesse: Como vamos ganhar o interesse deles? Qual é a nossa estratégia de conteúdo? Prova social disponível para respaldar nossa reputação? Como disponibilizamos essas informações e onde? ou seja. no site, por meio de vídeos, avaliações de clientes,
- Desejo: O que torna nosso produto ou serviço desejável? Como interagimos pessoalmente para fazer uma conexão emocional? Bate-papo online? Resposta imediata ao feed do Twitter? Compartilhar dicas e conselhos?
- Ação: Quais são as chamadas para ações e onde as colocamos? É fácil para os consumidores se conectarem e onde eles esperam encontrá-lo? Pense em qual canal/plataforma de marketing você está usando e como se envolver, por exemplo. em e-mails, site, páginas de destino, chamadas telefônicas recebidas etc.
- Retenção: Qual é a proposta para reter a lealdade? Em que fase incentivamos isso on-line e off-line, e como?
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