Você sabe o que é Endomarketing?

O endomarketing é uma das formas mais eficazes de reduzir o turnover (taxa de rotatividade de funcionários) e atrair novos profissionais altamente qualificados para a empresa.

A estratégia ajuda a criar uma imagem de um bom lugar para trabalhar e faz com que as pessoas sintam que sua posição atual é um emprego dos sonhos.

O significado do termo endomarketing pode ser deduzido dos significados das duas palavras que o compõem: o prefixo endo que vem do grego e significa “dentro” e a palavra marketing. Portanto, endomarketing é o marketing para dentro, que no ambiente empresarial se refere ao interior da empresa.

O que é endomarketing?

Endomarketing
Endomarketing

O endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas. Procura melhorar a imagem da empresa junto dos seus colaboradores, culminando numa equipa motivada e na redução da rotatividade.

Muitas empresas dedicam muito tempo e recursos para atrair e reter clientes, mas negligenciam completamente seu próprio trabalhador.

No entanto, a realidade é que um colaborador insatisfeito e cujas necessidades não são cobertas pela empresa é impossível proporcionar ao cliente a experiência única que desejamos.

O endomarketing é um processo de gestão que visa vender a empresa aos seus próprios trabalhadores. Algumas pessoas chamam essa estratégia de “Marketing Interno”, pois forma a percepção dos funcionários sobre a empresa, considerando suas reivindicações e apresentando novas formas de transformá-los em evangelistas da marca.

Isso significa que todas essas pessoas têm uma percepção diferente daquele negócio: passam a ver a empresa de uma forma mais humana e carismática, desenvolvendo um sentimento de “adoração” pelo negócio.

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Os benefícios do endomarketing

  • O principal benefício do endomarketing é conseguir a coordenação entre as diferentes áreas, o que permite o desenvolvimento e a correta implementação dos planos e estratégias. É surpreendente, mas iniciativas muito boas falham antes mesmo de virem à tona, por falta de apoio dentro da empresa.
  • Evite o fracasso ou abandono de iniciativas de marketing ou qualquer outro projeto, pois o trabalho de coordenação envolve cada parte da empresa. Trabalhadores de outras áreas podem complementar o trabalho ou até mesmo identificar problemas ou falhas e isso evita o fracasso do projeto.
  • Gera maior motivação para o colaborador que ao mesmo tempo se sente mais identificado com a marca do negócio. Toda a empresa compartilha valores e objetivos comuns. Todos conhecem perfeitamente o seu papel.
  • Se tudo for comunicado em todas as áreas ninguém será pego de surpresa em um novo evento, produto ou promoção. Não haverá falhas devido à ignorância.
  • Permite avaliar o trabalho em conjunto devido ao fato de cada projeto ter sido realizado com a coordenação total dos departamentos da empresa.
  • Graças ao endomarketing, a rotação dos trabalhadores diminui devido ao aumento da satisfação e do seu compromisso com a organização.
  • Também melhora a saúde mental e a qualidade de vida dos trabalhadores o que, a longo prazo, reduzirá o número de vítimas na empresa.

Quando uma empresa entende que seu maior patrimônio são seus funcionários e que deve trabalhar a reputação da empresa de dentro para fora, ela também envia uma mensagem para seus potenciais clientes.

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